Umbandistas de São João de Meriti denunciam desrespeito religioso
Só que, durante o evento, Waguinho Bastos deixou de lado o chapéu de político para vestir o de cantor religioso, e entoou um louvor para os presentes.
O ato foi visto como uma espécie de culto evangélico, revoltando os umbandistas da cidade. No começo do ano, o prefeito assinou uma carta-compromisso se comprometendo com a laicidade.
O próprio Waguinho, durante o 1º Fórum Inter-religioso, em janeiro deste ano, declarou que iria "valorizar o diálogo com todas as religiões".
O secretário de Cultura fez parte do grupo de pagode Os Morenos entre 1995 e 1999. Ele passou a se dedicar à música gospel a partir de 2005, quando começou a frequentar a igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, do pastor Marcos Pereira.
Em nota, os representantes do Movimento Umbanda do Amanhã (Muda) repudiaram o ato e cobraram o respeito ao princípio do Estado laico. Leia a íntegra:
"O Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA) repudia o desrespeito praticado pela prefeitura de São João de Meriti. Na manhã desta terça-feira, dia16 de maio, em evento do poder executivo, o secretário de Cultura, cantor gospel Waguinho, fez oração e entoou música do segmento evangélico. O fato pode ser observado nas redes sociais do secretário. Isso desrespeita a Constituição, além de ferir a carta-compromisso assinada pelo prefeito João Ferreira Neto na presença de diversos religiosos. Cobraremos ao prefeito que se cumpra o compromisso com o estado laico. Continuaremos na luta!"