sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Tambor de Crioula é destaque da festa dos 400 anos nesta quinta na Maria Aragão

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
6 de setembro de 2012 às 10:19
Nesta quinta-feira, 06 de setembro, em comemoração ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes, a Prefeitura de São Luís dedicou uma noite especial à manifestação, como parte das festividades dos 400 anos da cidade. A partir das 20 horas, uma grande “salva” de tambores reunirá 20 grupos de Tambor de Crioula que se apresentarão simultaneamente em diversos pontos da Praça Maria Aragão.
Um dos ícones da cultura popular maranhense, o Tambor de Crioula foi agraciado com a criação da data sancionada pela Lei nº 4.349/04, que propõe a inclusão do dia 6 de setembro no calendário oficial de eventos. A grandiosidade dessa manifestação fez também com que ela fosse reconhecida, em junho de 2007, como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.
O Tambor de Crioula é uma celebração baseada na música, canto e dança, que mistura fé e diversão
O Tambor de Crioula nasceu como movimento de cunho profano religioso originado nas senzalas dos afrodescendentes do Maranhão, tornando-se, depois, uma das expressões mais populares nas casas de cultura afro do nosso Estado, que retém, em si, traços africanos. É uma celebração baseada na música, canto e dança, que mistura fé e diversão.
A partir das 22 horas, a programação da noite fica ainda mais completa com a participação da banda Alta Tensão, ao som do forró. Na sequência, sobe ao palco o cantor sertanejo Elcson Pacheco, fazendo todo mundo dançar com mistura de ritmos do “arrochanejo”. E, encerrando o sexto dia de festa, o grupo Madrilenus embalará o público com o melhor do samba de raiz.
Paralela à programação cultural, acontece, também na Maria Aragão, das 16h às 22h, a Feira da Criatividade, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em um espaço reservado para a comercialização de artesanato, comidas e bebidas típicas.
Virada Cultural
No feriado do dia 07 de setembro (sexta-feira), véspera do aniversário de São Luís, a programação cultural terá início às 20 horas e será encerrada somente às 08 horas do dia 08 (sábado). Será a inédita “Virada Cultural”, que contará com a apresentação de bandas até as 23h. Logo em seguida, será realizado o espetáculo teatral “Visões de Daniel de La Touche”, sob o comando da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Exatamente à meia-noite, haverá show pirotécnico e a interpretação do hino “Louvação a São Luís” pelo Coral São João. Na sequência, em um ato de amor à cidade, pessoas se reunirão na ponte do São Francisco, em um abraço simbólico na cidade.
Durante toda a madrugada, atores farão intervenções teatrais declamando fragmentos de obras e poemas de escritores maranhenses. Haverá, também, exibição de 15 filmes da mostra de cinema “Olhar Ludovicense”. Além disso, cantores e grupos de dança animarão o público até as 06 horas da manhã.
A partir das 07 horas, acontece uma caminhada rumo à Praça Dom Pedro II com o Cortejo de Orixás até a Catedral da Sé, onde haverá o corte do bolo gigante. E, às 10 horas, uma missa em Ação de Graças celebrará o quarto centenário da capital maranhense.
Confira a programação desta quinta-feira (06/09)
20h - 10 grupos de Tambor de Crioula
21h – 10 grupos de Tambor de Crioula
22h - Banda Alta Tensão
23h -Elcson Pacheco e Banda
00h -Madrilenus