sábado, 18 de dezembro de 2010

Universidade de Londrina proíbe celebração de missa em sua capela


Universidade de Londrina proíbe celebração de missa em sua capela

Pastoral produzia na capela um boletim com logotipo da
universidade , cujo mailing era usado para a distribuição
Por recomendação do Ministério Público, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) proibiu a celebração na capela de seu campus da missa de ação de graças e qualquer outro tipo de cerimônia religiosa.

O Estado do Paraná gasta cerca de R$ 800 milhões com o orçamento anual da universidade, que tem 20 mil alunos e mais de 5 mil funcionários.

Para o Ministério Público, pelo fato de o Estado ser laico, nenhuma crença religiosa pode fazer uso da estrutura da UEL.

No ano passado, o procurador da República João Akira Omoto instaurou um procedimento administrativo para apurar a denúncia de que uma entidade católica tinha se instalado na capela. Ficou comprovado que ali a pastoral universitária produzia um boletim que era distribuído pelo mailing da universidade, inclusive com papel com o logotipo da instituição.

Marinete Violin, responsável pelos assuntos jurídicos da UEL, afirmou que a Constituição garante a expressão de crenças religiosas, mas reconheceu que o MP está certo. “O Estado é laico”, disse. “Não se pode usar a estrutura e os instrumentos da universidade para fins religiosos.”

A capela era usada para a missa de ação de graças havia dez anos. Agora, dom Albano Cavallin, arcebispo emérito de Londrina, vai ter de celebrá-la na Capela Nossa Senhora Esperança, no Jardim Champanhat.

Dom Cavallin admitiu que a pastoral cometeu “uma falha” ao usar papel com o timbre da universidade, mas disse que a proibição da missa “não tem fundamento jurídico consistente”.

Afirmou que, na missa da capela do Jardim Champanhant, vai falar “o que é estado secular, estado laico e estado ateu”.

Com informação da Rádio Paiquerê AM, de Londrina, e foto de Rodrigo Torrezan
2ª fonte:paulolopesweblog