quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sessão solene homenageou o Dia da África



Que é comemorado em 25 de maio

08.06.11 Brasilia -

Deputados manifestaram no dia 6 de junho, em sessão solene em homenagem ao Dia da África, o repúdio à intervenção estrangeira na Líbia. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão, lembrou que a busca por solução pacífica e negociada para os conflitos está prevista na Constituição brasileira. O deputado Luiz Alberto (PT-BA), também autor do requerimento da sessão, afirmou que a posição brasileira em relação em relação à guerra é muito importante. “Temos que estar atentos a tudo que acontece na África, para que nosso governo desenvolva as melhores relações”, afirmou.

O embaixador do Zimbábue, Thomas Sukutai Byuma, em nome do grupo de chefes de missões africanas, lamentou que a soberania e o povo da Líbia estejam sendo bombardeados por forças estrangeiras. “A União Africana quer um cessar fogo e o Brasil tem respeitado isso. O Brasil é parceiro dos povos africanos”, declarou. O Dia da África, comemorado no dia 25 de maio, é uma referência à criação, em 1963, Organização da Unidade Africana, que, em 2002, foi substituída pela União Africana, entidade que atua na promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento do continente, especialmente por meio de investimentos estrangeiros.

Acordos
O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou em mensagem lida em Plenário que, enquanto o Brasil segue firme para assumir o papel na liderança regional e influenciar na tomada global de decisões, boas gestões governamentais e a paz têm contribuído para melhoria significativa nos indicadores econômicos e sociais na África. “Diante disso, somos instados a firmar uma parceria de futuro, para a construção de um paradigma social mais justo”, afirmou. O deputado Luiz Alberto afirmou que nunca foram aprovados tantos acordos de cooperação técnica e de trocas culturais e tecnológicas entre o Brasil e os países africanos como nos últimos anos.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), também autora do requerimento da sessão, destacou que, cada vez mais, o Brasil tem reconhecido a dívida histórica que tem com o continente africano. “Ainda há desafios pela frente, mas estamos nos aproximando da África. O continente já está dando comprovações de que, com investimentos, pode fazer seu desenvolvimento econômico com inclusão social”, disse.

Fonte: Correio do Brasil


comentário



Em que pese os esforços dos parlamentares brasileiros em fazer esta justa homenagem, os africanos, com algumas exceções, não tem muito o que comemorar, desde que o imperialismo do primeiro mundo destruiu as suas savanas, roubou e vendeu para o mundos seus animais raros, transformou seus rios e nascentes em laboratórios de experimentos de novas drogas, usaram os africanos como cobaias para vários amtibióticos contra doenças, haja vista, os milhares e milhares de africanos contaminados pelo vírus da AIDS e, etc e etc. Vai daqui uma lágrima de solidariedade!

João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/bablorixá