sábado, 21 de janeiro de 2017

Pastor é suspeito de abuso sexual de adolescentes em rituais
Segundo delegado, crime acontecia em um cômodo dentro da própria igreja durante trabalho para 'libertar demônios'
© Reprodução / TV Gazeta
JUSTIÇA VILA VELHA - ES22:21 - 20/01/17POR NOTÍCIAS AO MINUTO


O pastor Ernestino Cândido Filho, de 38 anos, foi preso em Vila Velha, no Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (20), sob a suspeita de abusar sexualmente de fiéis da Igreja Batista Candeia Acesa.
PUB
O delegado Lorenzo Pazolini, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável pelo caso, contou que o pastor é suspeito de abusar de três adolescentes dentro da própria igreja. Outras mulheres também já registraram queixa na Delegacia da Mulher do município.
Segundo o G1, o delegado relatou que o crime acontecia em um cômodo dentro da própria igreja, durante um trabalho de libertação que ele realizava durante as tardes. Com o objetivo de “libertar demônios”, cada atendimento durava cerca de meia hora.
As crianças ou adolescentes eram convocados pelo menos uma vez pelo pastor para irem a esse local, denominado 'gabinete', para passarem por um processo de libertação. Essas crianças eram despidas e, a partir daí, o pastor tocava nas partes íntimas delas. Em algumas situações, ele pedia para que essas crianças e adolescentes tocassem as partes íntimas dele.”
Após denunciar os abusos, os familiares das vítimas teriam recebido ameaças do pastor. "Ele procurou algumas vítimas, pais e responsáveis no emprego, realizou telefonemas a vítimas e até mesmo a testemunhas, tentando mudar depoimentos. Fez ameaça de morte, e ameaçou a segurança e a saúde da família”, disse Pazolini.
O religioso confirmou que fazia os trabalhos de libertação, mas negou os abusos. O advogado do suspeito, Schuster Andrade, afirmou que "o objetivo é apenas prejudicá-lo" e disse ter "provas robustas disso", mas não disse quais.
O pastor Ernestino está detido na Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) por estupro de vulnerável. 
Conforme apurado pela matéria, a Organização de Apoio às Igreja Batistas do Espírito Santo, integrante da organização das Igrejas Batistas do Brasil, disse que a Igreja Batista Candeia Acesa não faz parte da congregação.