terça-feira, 15 de novembro de 2011

A MÁSCARA CAIU PARA OS PENTECOSTAIS QUE USAM A CHAMADA TEORIA DO” CAI CAI (CAIR NO ESPÍRITO) PARA ATRAIR FIÉIS.


.

A TV RECORD neste domingo (13/11) veiculou matéria bombástica, atacando as igrejas evangélicas que utilizam a chamada teoria do cai cai (Cair no Espírito), para atrair fiéis, com base em depoimento de um ex-pastor da igreja de Toronto no Canadá, onde surgiu essa doutrina (prática). A matéria veio recheada de depoimentos de pessoas desiludidas com tal prática, a que foram submetidas, pois, segundo elas, qualquer benefício alcançaram, a não ser alguns machucados.
Desnecessário dizer, que a repercussão junto ao povo evangélico foi muito grande, até por que, partida da igreja universal que tem a frente o seu líder, o polêmico Bispo Edir Macedo. Esse ataque tem um objetivo político, com toda certeza, e de uma forma indireta, direcionada a rede Globo, que segundo informações publicadas na internet, está para lançar a cantora Ana Paula Valadão como apresentadora de um programa evangélico, e como a Globo não dá nó sem ponta, dá para imaginar o que vem por aí. Os ditos ataques da Record se concentraram principalmente na cantora Ana Paula Valadão, uma das maiores vendedoras de discos de música gospel no país e contratada da Som Livre, braço fonográfico da Rede Globo, sendo esse o incômodo do Bispo Macedo.
Mas voltemos a matéria. A base de sustentação da dita cuja foram as declarações do ex-pastor Paul Gowdy (ex-líder da Igreja do Aeroporto de Toronto) sobre as aberrações que chamam de manifestações do Espírito, segundo ele, tal prática é oriunda do demônio e não de deus, e estaria a serviço do povo de deus para abrir-lhes os olhos sobre essa prática “demoníaca”.
Republicamos aqui parte da matéria do O jornal Mensageiro da Paz (órgão oficial das Assembléias de Deus no Brasil, que publica matéria sobre a carta do ex-Pastor Paul Gowdy:


“O pastor canadense Paul Gowdy, um dos antigos líderes da Toronto Airport Christian Fellowship (Comunhão Cristã do Aeroporto de Toronto), mais conhecida como “Igreja do Aeroporto”, que disseminou alguns dos mais populares modismos perniciosos que infestaram o meio evangélico nos últimos anos, como “dente de ouro”, “unção do cai-cai”, “unção do riso”, etc., denunciou recentemente e arrependido a farsa dessas heresias e o que realmente aconteceu por trás da promoção desse falso avivamento. Inicialmente, a denúncia foi publicada só para um pequeno círculo de evangélicos, mas aos poucos começou a ser divulgada em grande escala nos EUA, especialmente a partir de fevereiro. Blogs e sites foram os grandes popularizadores do texto.”
Ufa! Quanta podridão no reino de Abrantes. Pelo menos agora eles vão estar mais preocupados em digladiar-se entre si mesmos. Talvez assim, esquecendo-se um pouco dos ataques a religião afro, a qual eles intitulam de seita demoníaca. Engraçado, é que, por mais paradoxal que pareça, eles vêm ao longo de mais de uma década, utilizando-se de uma prática, que agora eles mesmos reconhecem que é coisa do demônio e não de deus. Onde está a blindagem “anti-demônio” que eles tanto divulgam, ou seja: na casa de deus não existe satanás, xô satanás, xô satanás, na casa de deus não existe satanás ?
Mas o assunto vai render ainda mais, aguardem! Este é apenas o primeiro round.

Autor João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá