terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Nação Efón (Efã)



06.10.11

Efón (Efã) é uma nação oriunda das terras de Ekití – África, e significa Oxum, a grande Rainha do Axé junto com Obá Oloroke. Logum- Edé é seu herdeiro. Trata-se de uma nação grande e com grandes Orixás. Na África ela ainda existe, e lá ainda se cultua Orixás que se perderam no caminho para o Brasil. Devido à influência Keto, a Nação Efón, perdeu um pouco de sua raiz.

Foi de Ekiti-Efon, que veio para o Brasil na condição de escravo por volta de 1850, o fundador da nação no país, um Tio Africano chamado José Firmino dos Santos (Oxum Tade), mais conhecido como Tio Firmo. Com ele, veio uma princesa de nome Maria da Paixão (Adebolu), mais conhecida como Maria Violão (imagem em anexo). Trouxe como Orixá particular, Rei da Nação, Olorokê (aquele que é cultuado no alto).

Por volta de 1860, Tio Firmo fundou o Axé Oloroke no Engenho Velho de Brotas (Salvador – BA), onde se encontra plantado até hoje, o Axé de Oxum e com isto além de fundar uma casa, fundou também a Nação Efón no Brasil. A árvore do Iroko, lá presente, foi plantada após a libertação dos escravos, no final do século XIX. A muda veio da Casa de Oxumarê, também em Salvador. Foi debaixo de seus galhos, que a finada Mãe Runhó da Nação Jêje, deu a luz a Nicinha Lokosi.

Foi nesse Axé que o famoso Babalorixá Waldemiro de Xangô (Obálokitiassi), foi feito por Cristóvão Lopes dos Anjos (Ogun Anauegi), e tomou seus 7 anos com Mãe Matilde (Baba Oluwa), uma das últimas herdeiras do Axé.

Fonte: Olorum