quarta-feira, 2 de maio de 2012


02/05/2012 13h45 - Atualizado em 02/05/2012 17h28

Médico suspeito de ofensa racista no DF é intimado a depor

Ele teria dito que funcionária de cinema de Brasília 'deveria estar na África'.
Delegado diz já tem provas suficientes para abrir processo contra o médico.

Do G1 DF
7 comentários
A Polícia do Distrito Federal intimou em casa, nesta quarta-feira (2), o médico suspeito de ofender com frases racistas a funcionária de um cinema em um shopping da Asa Norte, em Brasília, no último domingo (28). Segundo o delegado que apura o caso, Ailton Rodrigues de Oliveira, o médico deve depor ainda nesta quarta ou na quinta de manhã.
O médico teria tentado furar a fila do cinema, alegando estar atrasado para a sessão, mas foi impedido pela funcionária. “Aí já disse que eu era muito grossa que era por isso que eu tinha essa cor, que eu estava no lugar errado, que ali não era meu lugar, que eu não devia estar lidando com gente, devia estar lidando com animal. E disse também que eu não deveria estar morando aqui que eu deveria estar morando na África, cuidando de orangotangos.”
Oliveira disse que já tem provas suficientes para abrir processo contra o médico por injúria discriminatória. Segundo ele, esse não foi o primeiro crime cometido pelo médico. Ele já teria passagem na polícia por desacato à autoridade e lesão corporal.
O médico atuava como psicanalista, em uma clínica no Lago Sul, área nobre de Brasília, mas, segundo a Sociedade de Psicanálise de Brasília, ele não tem formação na área. Segundo um representante do grupo, ele passou por três entrevistas e pelo exame de currículo, mas foi reprovado.
Ele resolveu então criar uma entidade, a Associação de Refundação Psicanalítica Internacional, onde dava aulas. Procurado no local nesta manhã, ele não foi localizado. A funcionária disse que ele estava viajando.
Fuga registrada
As câmeras de segurança do shopping registraram o momento em que o médico sai do cinema, desce a escada rolante e segue pelos corredores do shopping.