domingo, 15 de julho de 2012


Se religião resolvesse os problemas do cotidiano da humanidade, todos seriam felizes!


Crônica: João Batista de Ayrá (para refletir)








Se todos fossem buscar no fator religioso a solução para todos os seus problemas, de ordem espiritual, material, amorosa entre outros, e obtivessem uma resposta quase que de imediato, o mundo seria um paraízo! Vamos tomar como exemplo a nossa umbanda, quimbanda e candomblé, onde muitos seguidores, alguns iludidos por falsas propagandas de obtenção de lucros e amores rápidos e fáceis, e outros por que são iniciados e cumprem com suas obrigações, acham que as divinades, exus, encantados entre outros, teraim a obrigação de lhes darem uma resposta imediata e positiva.



Ledo engano, por mais que você se submeta a ebó iku(limpeza física e espiritual do corpo), ebó onâ (oferendar os seus exus de caminho), ebós rerê (ebós para os orixás), feitiços para derrubar inimigos, para fazer voltar uma pessoa amada(mal) amada, para passar em concursos, para realizar bons negócios, para conseguir um bom emprego, e etc.Você, tenha certeza, estará na contramão da realidade, pois o maior feitiço que se pode fazer, é colocar-se na frente de todos problemas que nos aflige, tomando cada um das armas que dispõe, e ir à luta, buscar seus objetivos, transformar seus sonhos em realidade, não importa a que custo.



Pois na medida que você começa a transferir para a religião e seus deuses a sua responsabilidade, o seu fracasso é mais do que certo. Deus criou o homem a sua semelhança, por conseguinte, lhe deu o mundo,para que dele se apossasse com todas as suas benesses, ou seja, ônus e bônus, com o suor do seu próprio rosto. Mas cadê que a maioria pensa ou age assim!Não. Eles querem um milagre. Por que deram seu dízimo, sua oferta, fizeram seus ebós, seus feitiços, rogaram a Deus, a Buda, a Jeová, a Oxalá, a Xangô, a Oxum , a Oxumaré, a Exu, a Yemanjá, a Obá, a Ewá, a Ossãe, a Ibeji, a Obá, a Iroko, a Omolu, a Nanã, a Ogum, a Yansã, a Logum Odé, ou aos exus aiyekurus (Tranca Ruas, Marabô, Pinga Fogo, Maria Padilha, Maria Mulambo, Sete Saias entre outros), por tais atuações, ficam no aguardo do acontecimento daquilo que querem que aconteça sem maiores esforços.

Continuem agindo assim, que o insucesso lhes espera, e no fim, com a não obtenção dos seus objetivos, a descrença também os aguardam, a quantidade cada vez maior do agnósticos e ateus, que o diga.

Mas nem tudo está perdido! Vamos cada um de per si, continuar cultuando nossos deuses e aiyekurus sem maiores pretensões, esperando apenas a elevação espiritual, que o resto acontecerá na medida dos nossos esforços, e eles nos ajudarão sem qualquer pressão, naquilo que fraquejarmos.
É como uma receita de bolo ou de uma comida, se não tentarmos fazer, não saberemos se temos a capacidade ou não de nos colocar à prova.