quinta-feira, 1 de abril de 2010

Arábia Saudita pode decapitar apresentador por bruxaria Agência Estado


01/04/2010 às 18:09
Arábia Saudita pode decapitar apresentador por bruxaria
Agência Estado

A advogada de um médium libanês e apresentador da televisão, que foi condenado na Arábia Saudita por bruxaria, disse hoje que seu cliente poderá ser decapitado nesta semana e fez um apelo aos líderes do Líbano e da Arábia Saudita para que ajudem a poupar a vida dele.

A advogada libanesa May Al-Khansa disse ter sido comunicada por uma fonte do judiciário saudita que o médium Ali Sibat deverá ser decapitado amanhã. Ela acrescentou que não teve nenhuma confirmação oficial sobre a possível execução do seu cliente. Funcionários do judiciário saudita não foram encontrados para comentar o caso.

Nesta tarde, manifestantes contrários à execução protestaram em frente à Embaixada da Arábia em Beirute.

O sistema judiciário saudita, que é baseado na lei islâmica, não define claramente a acusação de bruxaria.

Sibat é uma das várias pessoas presas a cada ano na Arábia Saudita sob as acusações de praticarem feitiçaria, bruxaria, magia negra e adivinhação. Essas práticas são consideradas politeístas pela Sharia, a lei islâmica aplicada na Arábia.

A advogada Al-Khansa disse que pediu ao rei da Arábia Saudita, Abdullah, que perdoe Sibat, um libanês muçulmano de 49 anos e pai de cinco filhos. Ela disse que também está em contato com as autoridades libanesas sobre o caso. Ela afirmou que Sibat não praticou a adivinhação na Arábia, não é cidadão saudita, não vive no país e deveria por isso ser deportado ao invés de ter sofrido um julgamento.

Sibat praticou a adivinhação a partir de Beirute e sua atividade foi transmitida por um canal de televisão a cabo para o mundo árabe. Ele foi preso pela polícia religiosa saudita durante uma peregrinação que fez à cidade Santa de Medina em maio de 2008 e sentenciado à morte em novembro do ano passado.

Clemência

A Human Rights Watch, entidade de defesa dos direitos humanos sediada em Nova York, pediu ao governo da Arábia que revogue a sentença de morte sobre Sibat, e também pediu que o reino árabe suspenda "o uso crescente das acusações de bruxaria, que são vagamente definidas e usadas arbitrariamente".

Em 2 de novembro de 2007, o farmacêutico egípcio Mustafá Ibrahim foi decapitado na capital saudita, Riad, após ter sido condenado por ter tentado, "através da bruxaria", separar um casal, disse a Human Rights Watch.
A Tarde On Line