quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pastora é acusada de escravizar criança indígena em Goiás

overbo 12 de janeiro de 2012 



Uma pastora evangélica foi denunciada pelo Ministério Público Federal em Goiás por submeter uma criança indígena de 11 anos a uma condição análoga à escravidão em Goiânia (GO).



De acordo com a Procuradoria, a criança foi forçada a fazer trabalhos domésticos na casa da pastora entre maio de 2009 e novembro de 2010.



A criança é de uma aldeia que fica em Barra do Garças (MT) e foi para Goiânia para um tratamento médico.



O pai da menina procurou a igreja para receber apoio material e religioso. Ela então foi entregue aos cuidados da pastora.



A ação afirma que a criança era obrigada, entre outras tarefas, a limpar o banheiro e o chão da casa, lavar e passar roupas e lavar a louça.



“Aproveitando-se de sua pobreza e necessidade, submeteu-a, com vontade livre e consciente, a exaustivos e penosos serviços domésticos de natureza contínua, explorando-a”, diz o procurador Daniel de Resende Salgado, autor da ação.



Segundo o procurador, a pastora costumava ameaçar a criança a castigos e a submetia a longas horas de trabalho doméstico.



O procurador diz que a criança não era paga pelo serviço e humilhada ao ser chamada de “mucama”.



A criança foi também obrigada a distribuir panfletos da igreja na cidade.



De acordo com Salgado, os professores onde a menina estudava perceberam que ela sempre aparentava cansaço, indisposição e hematomas.



Pelo pedido da Procuradoria, a pena pode chegar a 16 anos de prisão.



A reportagem ligou para a igreja, mas não foi atendida até a publicação da notícia.



(Fonte Folha.com)(com reprodução do O Verbo)