segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUE RUFEM OS TAMBORES PARA MARIA BÁRBARA.









SANTA BÁRBARA, PADROEIRA DA ENCANTARIA."


ANO LITÚRGICO DO TAMBOR DE MINA





Imagem de Santa Bárbara da Casa de Yemanjá

Foto: Marcio Arthur

04/12/2011

Para os mineiros, o ano litúrgico do Tambor de Mina começa na virada do dia 03 de dezembro para o dia 04.

Nos organizamos com o preparo de obrigações e rituais, sendo alguns privados e outros públicos como o toque do Tambor de Mina para os Voduns e Orixás.



Abatá (Tambor) da Casa de Yemanjá na Fé em Deus.

Foto: Márcio Arthur.

04 /12 /2011

No dia 04 de dezembro, dia de santa Bárbara, santa da Igreja Católica, tida como protetora contra os raios, tempestades e trovões, padroeira dos bombeiros e padroeira dos Terreiros de Mina , recebendo mais homenagens dentro do culto de matriz africana do que dentro da própria Igreja católica.






Imagem de Santa Bárbara na Igreja do Desterro

São Luis-MA

Foto: Márcio Arthur.


Dia esse, onde as Casas de Mina prestam suas homenagens a santa juntamente com:

Nochê Sobô, Oyá Messan, Rainha Maria Bárbara Soeira e demais yabás e princesas gentis.







Altar mor da Casa de Yemanjá na Fé em Deus.

Foto: Márcio Arthur.

04/12/2011


O dia é tão mágico, cheio de energias positivas,axé, bênçãos, que não existe esse adepto do culto Mina (ou mesmo da Pajélança) que não tenha em sua casa uma iamgem representativa de Santa Bárbara e preste suas homenagens a uma das entidades reverenciadas nesse dia.







Acarajé

Fonte: google



Vai de rezas católicas, ladainhas,novenas com mesas de doces e salgados, alguns costumam servir o delicioso e apimentado acarajá acompanhado de vatapá, caruru, acaça,aberém, furá e demais iguarias da deliciosa culinária afro-brasileira.





Vatapá

Fonte: Google


O ritual sempre começa na véspera, dia 03 de dezembro seguindo até o dia 04, dia da santa, as 6hs da manhã a cidade acorda com a tradicional alvorada de fogos. Em algumas casas alguns filhos costumam ir á missa e quando retornam são recebidos pelo toque do tambor com o Imbarabô e depois é servido um delicioso café da manhã.

Ao pino do meio-dia acontece outra salva de fogos seguido da salva de tambor homenageando Santa Bárbara e demais entidades festejadas nesse dia, a festa se estende o dia todo seguido de almoço oferecido a todos presentes e ao cair da noite acontece o ritual do Tambor de Mina que as vezes chega até ao amanhecer.


Tudo isso está resumido em um rosário de contas cheio de mistérios, magia, festas, danças, alegria, cânticos, rezas, comidas, remédios,ervas, tradições, hierarquia, comunhão com nossos ancestrais e respeitos as nossas raízes e tradições afro-descendentes.

Rosário esse, que só nós sabemos usar, respeitar e perpetuar.

Êypahei Oyá!!! êypahei Yansã!!!

Matinjálô Nochê Sobô!!!

Salve Santa Bárbara!!!

Vivas para a Rainha Maria Bárbara Soeira!!!











Muito axé á todos.



Márcio Arthur.