terça-feira, 27 de setembro de 2011

As Caracteristicas de Omolu



19.09.11

Omolu é o eremita solitário, introvertido, prudente e sábio.

Pode curar os males dos que o procuram, mas pode empurrar para o exílio voluntário da doença e da depressão quem ignorar o seu chamado às reflexões interiores. Foi Ele o Orixá que sacralizou a galinha d´Angola. Ser passional, é o Patrono dos Búzios.
Ele vive entre a vingança e a compaixão. Detesta a arrogância, a presunção, os mesquinhos, os mentirosos e os preconceituosos. A figura de Omolu, assim como seus mitos, é completamente cercada de mistérios e dogmas intransponíveis. A Ele é atribuído o controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas.
Faz parte da sua essência, tanto o poder de causar a doença como o de possibilitar a cura do mesmo mal que criou. Alguns estudiosos apontam que o conceito original da divindade se referia ao deus da varíola. Entretanto, a varíola não seria a única doença sob seu controle, simplesmente or ser a epidemia mais devastadora e perigosa que conheciam os habitantes das comunidades africanas.
Omolu provêm da Cultura Jêje, que posteriormente foi assimilada pelos Yorubás. Ao contrário dos Orixás Yorubanos, que são extrovertidos, alegres, humanos e cheios de pequenas falhas, tais como os seres humanas, as figuras daomeanas, como Omolu, estão mais associadas a uma visão mais religiosa em que o distanciamento dos seres humanos é bem maior. Omolu é também conhecido como Sakpatá, Omolu, Jagun, Quicongo, Sapatoi, Iximbó, Igui entre outros.

Imagem: Portal S. Francisco