terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pai-de-santo é preso com cocaína no Aeroporto de Cumbica


Plantão Publicada em 27/08/2007 às 13h31m
O Globo Online

SÃO PAULO - O pai-de-santo José Roberto Pereira, de 60 anos, foi preso no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, quando tentava embarcar para Amsterdã com cápsulas de cocaína na bagagem. Pereira tem ligação com uma quadrilha que usa líderes religiosos para enviar drogas para a Europa e está sendo investigada pela polícia. Segundo o delegado Wuppslander Ferreira Neto, do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), os traficantes já haviam usado um padre como 'mula'.

- Há cerca de quatro meses prendemos um padre e agora, o pai-de-santo. Descobrimos que a quadrilha dá preferência para pessoas ligadas à religião, pois teriam mais facilidade para embarcar ao exterior - conta o delegado.

José Roberto Pereira foi preso na tarde deste domingo com o cabeleireiro Daniel Ferreira Lima Neto, de 19 anos. Ambos receberiam R$ 6 mil para levar cerca de 4 quilos de cocaína em cápsulas dentro de garrafas plásticas para a capital holandesa. Os dois não conseguiram engolir as cápsulas e decidiram levar o entorpecente na bagagem.

O pai-de-santo disse à polícia que já havia levado drogas ao exterior, para a Espanha. O líder religioso afirmou ainda já ter sido conselheiro espiritual de técnicos de futebol e ter participado de programas de tevê dominicais.

- Há dois anos não consigo mais grande clientes. Então, pensei em fazer esse negócio para financiar um recomeço - diz.

Segundo o delegado, Pereira entrou em depressão e perdeu vários de seus clientes após a perda de um ente querido.

comentário

Seria cômico se não fosse trájico, ou a crise realmente é drástica, ou pessoas como este pai de santo (se realmente é, acredito que haja controvérsias), estão deixando de lado seus postulados religiosos e partindo para o crime. Só que no caso de um zelador de orixá, e não "pai de santo", como se convencionou vulgarmente chamar, o desvencilhamento de todos os seus carregos espirituais passa por um ritual muito complexo. E pela experiência que temos, acreditamos muito mais em "rasteira de Exu", por conta de descaminhos e desrespeito a eles do que propriamente, mudança de vida pura e simples.Porém, vamos dar-lhe o benefício da dúvida, que é o mais justo, se foi Exu quem lhe deu uma rasteira, com certeza vai tirá-lo dessa, e se ele não tem nada a ver com a religião e se intitula "pai de santo", olhe seu Nego!Prepare o kengo, que vem pau aí.

João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá