quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Egito prende evangélico brasileiro sob acusação de proselitismo


Egito prende evangélico brasileiro sob acusação de proselitismo
O brasileiro Dagnaldo Pinheiro Gomes (foto), 36, foi preso no dia 17 no Cairo, capital do Egito, sob a acusação de proselitismo religioso. ´

Ele é evangélico e mora há seis anos no Egito onde trabalha como guia turístico da agência de turismo Orientur, de Guarulhos (Grande São Paulo). O seu visto de permanência para trabalho naquele país tem validade até 2012.

Não se tem informação em quais circunstâncias Gomes estaria fazendo pregação religiosa. Pelo noticiário das agências internacionais, ele estaria distribuindo panfletos evangélicos. Em seu carro, além desse material, havia Bíblias. Não foi divulgado o nome da igreja da qual Gomes é fiel.

A população do Egito é formada em sua maioria por muçulmanos. O proselitismo religioso no país é proibido para evitar conflitos entre os fiéis dos diversos credos.

Quando Gomes foi preso, ele estava com duas brasileiras que iam visitar as pirâmides. Elas também foram detidas e liberadas um dia depois.

A Mariângela Vale, namorada de Gomes, falou do Maranhão por telefone com ele um dia após a prisão. “Ele me disse que ia ser deportado no dia seguinte.” Disse disse que a ligação telefônica estava sendo monitorada pela polícia do Egito, o que teria impedido Gomes de passar mais informações.

O Itamaraty está em contato com as autoridades do Egito para que o brasileiro seja liberado o mais breve possível.


paulolopesweblog
Com informação das agências internacionais.