terça-feira, 31 de agosto de 2010

Praça dos Orixás, na Prainha representa tolerância religiosa


Praça dos Orixás, na Prainha representa tolerância religiosa
Correio Brasiliense
Local é palco de lançamento de um livro que, além de divulgar a variedade de cultos afro-brasileiros no DF, destaca a necessidade de legitimar a escolha de credos em um país que, afinal, tem na diversidade cultural uma de suas principais bases de formação



Os tambores voltaram a tocar na Praça dos Orixás, na prainha ao lado da Ponte Costa e Silva. Eles celebraram o lançamento do livro Inventário dos Terreiros do Distrito Federal e Entorno, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do DF. O trabalho tem o objetivo de dar maior visibilidade às religiões afro-brasileiras que atuam na região da capital federal, valorizar o patrimônio cultural desses grupos e desmistificar o culto de religiões com matrizes africanas.


O superintendente do Iphan no DF, Alfredo Gastal, lembrou que o Brasil é um país laico, portanto sem preferências religiosas; e que deve, por isso, criar mecanismos de inclusão no conjunto do patrimônio cultural brasileiro material e imaterial das diversas correntes religiosas atuantes no país. “É inegável a importância da religião católica no repertório de edificações tombadas pelo patrimônio histórico nacional, porém nós temos o compromisso de criar políticas no sentido de mostrar o trabalho de outras religiões que existem no Brasil”, alertou.

O encontro foi organizado para agradecer e mostrar o resultado do inventário aos dirigentes dos 26 terreiros identificados que abriram suas portas aos pesquisadores. Exemplares do livro foram distribuídos gratuitamente a todos os presentes. Mãe Railda, primeira mãe de santo a instalar um terreiro na região do DF, iniciou a cerimônia de lançamento do livro com o canto para Pai Xangô. Para ela, “é hora de os terreiros saírem dos guetos e mostrarem a cara.” Trajando um típico vestido de rendas à moda baiana e paramentada com colares e pulseiras, Mãe Railda aproveitou o encontro para oferecer acarajé, preparado por sua filha de santo, Laura Nascimento. Em pouco tempo, uma fila se formou ao redor da tenda da mãe de santo, que espera ter o seu terreiro tombado pelo Iphan. “Gastal prometeu que meu terreiro vai se transformar em patrimônio cultural de Brasília. Ele foi criado em 1969 lá em Valparaíso e, de lá para cá, vem atendendo a todos que precisam de apoio”.

Uma das principais reclamações dos adeptos da umbanda e do candomblé que participaram do lançamento do livro é a discriminação que sofrem quando manisfestam a sua preferência religiosa. E não é sem motivo. Exemplo disso foi a destruição, em 2002, de algumas das 16 estátuas dos orixás, instaladas na praça em frente à Prainha. O fato demonstra a intolerância por parte de outras correntes religiosas em relação ao culto afro-brasileiro.

Resistência
O trabalho de pesquisa do livro durou pouco mais de um ano, entre a identificação da necessidade de se fazer um mapeamento dos terreiros no DF e entorno, o trabalho de campo e a confecção da publicação. A pesquisa foi realizada pela ONG Associação Positiva de Brasília, e coordenada pelo doutor em educação Jorge Manuel Adão. As entrevistas foram feitas pelos pesquisadores Alexandre Pondes, Jarbas Renato Nogueira, Ada Dias Pinto e Tiago Gomes de Araújo. Destes, apenas o coordenador e Alexandre não são seguidores de nenhuma religião afro-brasileira — situação que, segundo Jarbas Renato, facilitou a receptividade dos pais e mães de santo.

“Cheguei a pensar, no início, que o trabalho não poderia ser feito, porque houve uma certa resistência. Mas com o tempo, o trabalho foi sendo entendido”, lembrou Renato. Mesmo assim, o inventário não alcançou todos os terreiros do DF e do entorno. Por isso, uma segunda fase já está em execução e deve resultar em outra publicação, que irá integrar o calendário de comemorações do cinquentenário da inauguração de Brasília. Segundo o coordenador dessa segunda etapa, Marcelo Reis, a previsão é de que sejam identificados mais de 50 terreiros.

Para Astrogildo Maia de Freitas, 42 anos, que trabalha como vigilante no Banco Central e há 28 frequenta o terreiro Tenda Espírita Ogum Matinata, em Ceilândia, o inventário dos terreiros tira a sua religião do anonimato. “É preciso acabar com essa visão negativa que as pessoas têm da nossa religião.” Maia conta que sua função no terreiro é a de álabe — pessoa que coleta ervas para o preparo de banhos. “Quando chegar em casa, vou me lavar, para tirar qualquer energia que possa prejudicar a mim ou à minha casa”, ensina.

Sentado à beira do lago, com sandálias de tiras brancas, brincos e piercing na sobrancelha, o estudante Igor Waldeson e seu amigo Danilo Freitas, ambos de 19 anos, observavam o movimento de barcos e pessoas brincando nas águas do Paranoá. Igor, que foi para o terreiro quando criança, sob a influência dos pais, acredita que o livro é “uma forma de dizer o que é o candomblé, e não como é. As pessoas ligam os rituais, os tambores e tudo que acontece dentro do terreiro com coisas negativas, e isso não é verdade. É preciso mais respeito e inclusão na sociedade”, alerta.
ENVIAR IMPRIMIR SLIDE SHOW « »
Cerimônia na Praça dos Orixás, na Prainha, marca lançamento de livro sobre religiões afro-brasileiras
Esta matéria tem: (37) comentários

Autor: Frederico Costa
Esses comentários mostram que os religiosos não se respeitam. Ubandista já foi chamado de demônio, evangélico de ladrão e católico de pedófilo. E todos cometem o mesmo equívoco: JULGAR! Vivam sua fé, orientem quem precisa de orientação e parem de escrever besteira.

Autor: Guilherme
Evangélico é mesmo o bicho mais chato e preconceituoso que já existiu. Por que não vão cuidar da própria vida? Vão rezar na sua igreja, dar dízimo pro seu pastor, etc, em vez de encher o saco alheio que não compactua com a mesma visão estreita da vida que vocês? Ô povo mala.

Autor: Jackson costa
...As grandes desgraças da humanidade foram feitas em nome de Deus...Deixem a moçada do Orixás em paz,cada um acredita no lhe faz e fará bem."Eu" só não acredito em pastor..kkkkkkk!!!!é perigoso.Tá cheio de 171 nesse meio.

Autor: Jackson costa
conseguem enxergar uma verdade apenas,e como se essa verdade fosse a deles.Igrejas que locupletam o pouco que tem,de pobres coitados semi-letrados..e que depois quando tetam reaver seu bens,lhes dão a seguinte resposta:"você doou para Deus" fato ocorrido recentemente e amplamente divulgado...

Autor: Jackson costa
Não sou adepto de nenhuma religião.Mas vejo que a maioria dos evangélicos não costumam olhar para o próprio rabo.Pastores que assediam,cobiçam e traçam as mulheres alheias,como ocorreu no Gama a pouco tempo atrás,Bispos ladrões,canalhas que enrriquecem às custas de meia dúzia de mentecáptos que só ..

Autor: Silvio Filippi
Toda religião, desde que haja própositos voltados para o bem, leva a um mesmo lugar...DEUS, TUPÃ, TOTEN, ADONAI, CRIADOR, ALAH, PAPAI DO CÉU, GOD, SENHOR DO UNIVERSO, GRANDE ARQUITETO, ZEUS, GOTT, GUD, ISHVARA...etc

Autor: Silvio Filippi
Se Deus é tudo, absoluto, infinito e nada pode existir fora do tudo, fora do absoluto então conclui-se que o demônio não existe, ou seja, Deus e Diabo são a mesma coisa. Só porque vocês não enxergam não quer dizer que certas coisas não existem. Tudo o que existe é Deus experenciando Ele Mesmo.

Autor: Wesley Oliveira
Queima, Jesus!

Autor: Sérgio Prado
Enquantos os evangélicos reclamam, o bispo edir e cia, enche o rabo de dinheiro, estão BIlionários. pela crença dos evangélicos, as pessoas tem acreditar no que ELES pregam. Usam o nome de Jesus tão somente para pregar a palavra DELES.

Autor: Marcelo Souza
Parabéns aos afro-brasileiros...... Eu como católico, não tenho preconceito. Ao contrario de muitos evangélicos que adora julgar outras religiões..

Autor: Moysés Rodrigues
Na Idade Média, católicos e protestantes condenavam "hereges" à fogueira. Atualmente grande parte dos evangélicos no Brasil se pudessem fariam o mesmo contra os praticantes de religiões afro. Eu nunca vi na bíblia Jesus usando termos preconceituosos contra outras religiões nem as discriminando.

Autor: LINCOLN LINCOLN SANTOS
JESUS AMA TODOS OS PECADORES,MACUMBEIROS E FEITICEIROS E OS CHAMA AO ARREPENDIMENTO, João 3:17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado,porquanto não

Autor: Débora Coelho
Sr. José Santos, com todo respeito mas ao meu ver só existe um Deus sim, pelo menos o que cura e faz milagres. Nunca ouvi nem presenciei imagens ou esses rituais macabros curarem; e oxu, exu e etc. que eles consideram deuses não passam de demônios. Mas relembrando nada contra os que acreditam...

Autor: Débora Coelho
Ta certo que cada um tem sua crença, mas eu penso que não devemos radicalizar uma religião por causa de uma das igrejas, não é só a IURD que é evangélica e nem todos pastores roubam.

Autor: Cynthia Monteiro
Lamentáveis muitos dos comentários abaixo, novamente. Em uma festa que se comemora a intolerância religiosa e se prega acima de tudo o Respeito, alguns perdem seu tempo com discurso reacionário. Sempre me pergunto que Deus é esse, que muitos citam, que defende tamanho ódio? Não é nesse que creio.

Autor: Weslei Silva
todos tem o direito de seguir a religião que bem entenderem, essa não é a minha, mas respeito.

Autor: Elisa Sampaio
"Hem?Hem? O q mais penso,testo e explico:todo-o-mundo é louco.O senhor, eu nós,as pessoas todas.Por isso é q carece principalmente de religião:para se desendoidecer,desdoidar.Reza é q sara da loucura.No geral.Isso é q é a salvação-da-alma...(Guimaraes Rosa:Grande sertão:Veredas)

Autor: Elisa Sampaio
"Hem?hem?o q mais penso,testo e explico:todo-o-mundo-é louco.O senhor,eu ,nós,as pessoas todas.Por isso é q se carece principalmente de religião:para se desendoidecer,desdoidar.Reza é q sara loucura>no geral isso é q é salvação-da-alma(João Guimarães Rosa:Grande sertão :Veredas

Autor: Fabricio Farias
Nada contra as Igrejas e Religiões sérias, porém é no mínimo engraçado ver um fulano qualquer, que há pouco resolveu se entitular pastor ou mestre ou que o valha, fundar uma igreja ou seita ou religião e ainda achar que ele detem a verdade. Daqui a pouco aparece o "INRI Cristo" lá do Sul rsrsrs

Autor: Joao Santos
É impressionante como esses evangêlicos se comportam. Eles acham que só existe um único Deus, o deles. Essa gente só sabem enganar os desavisados da vida, prova disso é o dono da MULTINACIONAL DA FÉ, mas conhecida como Igreja Universal. Evangelicos e nada pra mim é a mesma coisa. Inoperantes.

Autor: Aroudinan Martins
Parabéns a todos. Só uma pequena correção. Quando fala em Alabê - pessoa que coleta ervas para o preparo de banhos. Não alabê é um dos vários cargos no Candomblé que é responsável pelas cantigas do xirê e não pelo preparo de banhos. Embora,o alabê pode também cumprir essa tarefa.Mas,não é sua missão.

Autor: Thiago lopes
pior são aqueles que se escondem atrás de uma religião p/ enriquecer seu patrimonio..isso que e dificil de entender...brincar com a fé aleia.isso ae vejo nos quatro canto do DF acontecer!!!

Autor: Roni Vedovo
José Francisco, começa q vc foi com um intuito bem interesseiro. Deve ser dos eleitores q se vendem por troca de favores. Depois, há gente q bebe 51 e faz coisas bem piores neste país, e pelo jeito vc não reclama. Isso é possessão do País Todo.

Autor: Ezequiel Lourenço
O Brasil não é só "Saravá" e "Catolicismo Romana" não Sr. Alfredo Gastal (Iphan); por mais que queiram a realidade é bem diferente. Engraçado Srs jornalistas: Quando é do "saravá" é cultura mas Cristianismo (evangélico) é fanatismo... e olha que evangélico não bebe cachaça e nem sangue de animais!

Autor: Fabricio Farias
E a propósito: quando era criança, também fui a um terreiro de Umbanda, levado por meu pai que era Umbandista. Lá eu vi famílias carentes recebendo alimentos e sendo assitidas tanto física quanto espiritualmente. Sou Católico por opção, porém a tolerância sempre fez parte de minha criação.

Autor: Fabricio Farias
Em toda religião existem pessoas sérias e também pessoas sem ética. Infelizmente o radicalismo e fundamentalismos de alguns entristece a Deus. Minha sugestão: Não leia só a Bíblia, leia também o Corão, o Talmud, o Evangelho segundo o Espiritismo, os Vedas e outros livros santossantos

Autor: Fabricio Farias
Pois eu já vi muitas coisas... principalmente pessoas que exploram a fé de outrem. Já vi pastores incitarem surtos de autosugestão e chamarem de "possessão" para depois "exorcisarem" os bolsos do incautos. Já vi picaretas se intitularem "pais de santo" e até padres safados

Autor: Elavi Cunha
Acredito q vivemos em um país com diversas religiões, portanto, mesmo não concordando, devemos respeitar outras religiões. Afinal se fosse assim poderíamos condenar todos os evangélicos, afinal presenciamos uma oração da proprina não foi caro Jose Francisco???

Autor: Leandro Sena
José vc acha pocessão por que a tua igreja ti ensinou ou por que você é um intolerante religioso?? Respeite as crenças. Vc so apoia a devastação das tradições.

Autor: Marcos Roberto freire
Aonde estão as màes de santo que trabalharam para as família Collor, Sarney e ACM.... AMALDIÇOARAM O BRASIL COM SUAS PRÁTICAS IMUNDAS, MAS O JULGAMENTO DE DEUS, TARDA MAS NÃO FALHA NUNCA.

Autor: Marcos Roberto freire
Ao único que é digno de honra, glória e poder, que morreu e ressucitou e esta VIVO!!!! JESUS VENCEU O DIABO NA CRUZ DO CALVÁRIO.....

Autor: Marcos Roberto freire
Somente O SANGUE DE JESUS TEM PODER PARA CURAR, LIBERTAR E NOS REDIMIR DE TODO PECADO E IMUNDICIE.

Autor: Marcos Roberto freire
JESUS CRISTO É O SENHOR DE BRASÍLIA!!!!!! Nenhum centro de demônios vai prevalecer nesta cidade, não vai baixar nem urubu nestes terreiros...

Autor: Marcos Roberto freire
Tais práticas agridem a Santidade de Deus e exala as suas narinas podridão...Alimentam os seus orixás (demônios) com sacrificios de animais e não poucas vezes de humanos, chegam a beber sangue e a os fatos de animais impuros

Autor: Marcos Roberto freire
Pessoas cegas de entendimento, buscam Deus onde Ele não esta....na verdade servem a demônios e são escravizadas por maldições e pactos de sangue. O diabo veio somente para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR....lembremos o que aconteceu ao Haiti, não foi apenas uma manifestação da natureza....

Autor: Helga
Não sou, nem sou muito fã de ver, mas RESPEITO a decisão deles. E acho que deveriam haver muitos debates e conversas sobre a DIVERSIDADE e respeito mútuo.

Autor: jose francisco leal pereira
qd criança fui a um terreiro no proposito de ganhar balinhas de cosme e Damiao, LÁ CHEGANDO TIVE QUE AGUARDAR CERCA DE UMA HORA para entao ganhar os doces. enquanto isso tive que assistir um tal pai de santo beber a minha frente um litro de caxaça 51 de uma só vez. isto nao é de DEUS. é pocessao dem