terça-feira, 29 de março de 2011

Estátua de Jesus Cristo nu gera polémica


ESPANHA
por DN.ptHoje

Muitos fiéis não querem que a estátua participe na Semana Santa. E já foi encomendada uma cobertura para as partes genitais.

Uma estátua de Jesus Cristo todo nu abraçado pela "morte" está a criar uma enorme polémica em Espanha. A encomenda foi feita pela câmara de Medina del Campo tendo em vista as celebrações da Semana Santa. Mas a verdade é que os fiéis não acharam graça.

"Entristece-me que o aspecto sexual seja o mais importante aqui. Tem muito mais valor o conceito de um Cristo entregue nos braços da morte que o facto de estar nu", disse Ricardo Flecha, o autor da peça, em declarações à BBC Brasil.

Certo é que várias vozes já se levantaram relativamente à presença deste Jesus Cristo de 2,45 metros de altura na procissão, desde anónimos a políticos. E numa medida de prevenção, a câmara já encomendou ao artista plástico uma cobertura caso seja necessário tapar os genitais da estátua para evitar mais polémicas.

"É possível ser realista sem a necessidade de tanta exposição. Mostrar os genitais do Nosso Senhor é realmente imprescindível? Entendemos as procissões como momentos de recolhimento, de profunda sensibilidade. É tão difícil respeitar isso?", questionou David Muriel Alonso, vice-presidente da junta local.


diario de portugal