domingo, 29 de maio de 2011

Solenidade homenageia Mulheres Ilustres e Sacerdotisas





No último dia 26 de maio, Sacerdotisas das Religiões Afro-Brasileiras e Mulheres Ilustres de diversos segmentos da sociedade, foram homenageadas em Ato Solene. Esta Homenagem às Mães (Prêmio Mametu Namboazaze), que já se tornou tradição, ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do mandato do Deputado Estadual José Cândido (PT) e coordenado pelo FOESP (Fórum das Comunidades de Terreiro e de Tradições de Matriz Afro Brasileira).

Após execução do Hino Nacional Brasileiro, o Deputado José Cândido agradeceu a presença dos representantes das Religiões Afro-brasileiras e demais representantes dos diversos segmentos, e assumiu novamente seu compromisso em colaborar com as causas ligadas às raízes afro-brasileiras. Foi solicitado um minuto de silêncio em memória a Abdias Nascimento, ícone das causas ligadas à defesa da igualdade racial.

Fizeram parte da mesa organizadora, cujos mestres de cerimônia foram Tata Matamoridê e Mãe Rosane de Yansan (FOESP), o Deputado José Cândido, o Babalorixá Walter de Odenitá, o coordenador da Coordenadoria de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, o Dr. Antonio Carlos Arruda da Silva, o Sr. Otunba Adekunle Aderonmu e o Babalorixá Vadinho de Ogun. A deputada Leci Brandão, que faria parte da mesa, enviou representação.

Merece destaque, a presença de Sacerdotes que vieram do Estado de Osun, na Nigéria, a convite do Deputado José Cândido, e que haviam participado da comemoração pelo dia da Árica, também na ALESP, no dia anterior.

A justificativa da homenagem, se deve ao fato de que as Sacerdotisas de Matriz Afro-brasileira há muito vêm sendo relegadas a um segundo plano em vários aspectos da sociedade. Fato inegável é seu importante papel social ao ajudar a mitigar a dores da sua comunidade através de ajuda espiritual e às vezes até financeira. Estas mulheres poderosas, detém o poder de controlar o sobrenatural e fazer o bem a qualquer pessoa através de suas orações.

O Ilê Asé Oluaye Omoode Ocorin Efon - Adamris Sá Oliveira teve homenagem especial pela resistência