segunda-feira, 3 de maio de 2010

DA GRANDE MANIFESTAÇÃO EVANGÉLICA NO RIO DE JANEIRO E AS DEMAIS RELIGIÕES






No dia 21 de abril próximo passado, assistimos a uma grande manifestação evangélica na enseada de Botafogo, por conta de um evento da Igreja Universal que mobilizou os seus fies em 27 estados da Federação, sendo a manifestação do Rio a maior de todas elas, chegando a superar o número de pessoas no grande Comício na Cinelândia em 1984 pelas Diretas Já, segundo estimativas da Polícia Militar estiveram presentes cerca de um milhão e duzentos mil fiéis, embora os organizadores falem em três milhões, que é um exagero.
Os grandes jornais do Rio, mormente o O Globo, lançou manchetes sobre o grande caos que causou este evento a cidade, principalmente no trânsito, a cidade parou, deu um nó, ninguém conseguia ir da zona sul ao centro nem da zona norte ou da baixada ao centro, parou tudo. Segundo apurado pela CET RIO, o que ajudou neste resultado foi o grande número de ônibus, que destinados da várias localidades do Rio, estacionaram ao longo do Aterro do Flamengo, e adjacências, em fila dupla, tripla e etc. enfim! Tudo foi motivo de críticas, ao evento.
A IURD se defende atacando o Sistema Globo, por conta de uma guerra por audiência entre as duas emissoras, Record e Globo. Porém, brigas por audiência à parte, passemos a análise do evento.
DO EVENTO DA IURD:
Não se pode olvidar (esquecer), que independente da postura filosófico-religiosa, de quem quer que seja, o evento teve como um dos propósitos reunir o maior número possível de fiéis ligados ao evangelho, que unidos pelo sentimento de fé, aglomeraram-se na enseada de Botafogo, a ali deram-se as mãos, rezaram, pediram a Deus por si, pelo Brasil e pelo Mundo, inquestionável que foi uma grande manifestação de fé.
DO PROPOSITO POLÍTICO:
Que este evento teve um objetivo político, também é inquestionável, até por conta do momento político em vive o Brasil, as vésperas de uma eleição tão importante para todos nós brasileiros, quando iremos escolher novo presidente, novos senadores, deputados e governadores, tudo se volta para este momento, e a IURD a exemplo de outros segmentos organizados da sociedade, não fariam um evento dessa natureza sem atentar para esse fato, é óbvio, que quiseram dar uma demonstração de força e unidade, já com a intenção de renovar e talvez e aumentar a sua bancada evangélica no Congresso, faz parte do jogo democrático.
DOS ATAQUES A IGREJA CATÓLICA:
Os ataques a Igreja católica por parte dos evangélicos são feitos quase que diariamente, chegamos a detectar vários artigos, falando sobre os escândalos ocorrentes na Igreja católica, por conta dos casos de padres envolvidos com pedofilia e pederastia, e que tais fatos estariam afastando os católicos da mesma (igreja).
DOS ATAQUES A RELIGIÃO AFRO:
Quanto a estes, os pentecostais, principalmente os agasalhados sob a égide da IURD, são os que mais perseguem esses religiosos, por conta de um entendimento de que esta religião estria ligada a práticas pagãs e demoníacas, com inúmeros programas de rádio e televisão, onde são apresentados vários casos de ex-candomblecistas e ou umbandistas, que dão depoimentos sobre seus insucessos quando praticavam o credo afro-brasileiro. Evidente, que a IURD, tem sofrido grandes derrotas na justiça, por conta de processos que responde por estes tipos de intolerância religiosa.

DO CANDOMBLÉ E DA UMBANDA:

É UMA RELIGIÃO QUE CADA DIA CRESCE MAIS, pois apesar da tanta perseguição que vem sofrendo ao longo de vários séculos, tem se mantido firme nos seus propósitos de levar o seu crente a um equilíbrio espiritual que passa pelo culto as divindades da natureza, os orixás, Voduns e Nkisses, Encantados, Exus-Eguns, Caboclos e Pretos Velhos. Nesta religião, não se cobra dízimo, aqueles que nela se mantém, é por conta de uma opção religiosa ou de uma escolha do destino, muitos vêem pela dor, outros pelo amor, outros pela opção de um culto de tradição dos nossos antepassados brasileiros, índios, negros e brancos, responsáveis pela colonização desse país chamado Brasil.

DOS MÉRITOS E DESMÉRITOS DE CADA UM:
Ao analisarmos o conjunto de tudo isso, ou seja, práticas e comportamentos, chegamos a conclusão, que tanto os evangélicos quanto católicos e candomblecistas/umbandistas, todos merecem de todos o respeito que cada tem que ter um pelo outro, em nome da liberdade de crença e culto, garantidos na Carta magna do nosso país.
É evidente que se no dogma evangélico, existem pessoas (praticantes) que atuam em desfavor da sua própria religião, visto seus envolvimentos com práticas criminosas, (vide os noticiários quase que diários na imprensa), não dá o direito de julgarmos todos por uma minoria, pois esta minoria também pulula na igreja católica (pedófilos e pederastas), e no candomblé, pais e mães de santo envolvidos com práticas também dessa natureza, estelionato, exploração da fé, farsantes, agasalhados na religião para tirar proveito financeiro, visto que, normalmente fazem do credo afro um meio de vida, mas que também fazem parte de uma minoria. De forma que este credo também, não pode ser julgado como num todo.

DA INVERDADE DA PERDA DE FIÉIS PARA OUTRAS RELIGIÕES:

Que não verdade que a igreja católica esteja perdendo seus fiéis para outras religiões, principalmente para a evangélica.
Que não é verdade que a religião candomblecista/ umbandista esteja perdendo seus fiéis para outras religiões, para o evangelismo ou catolicismo.
Que não é verdade que evangélicos estejam preterindo o seu credo por outra religião.
Pelo simples fato de que, o que mantém um crente verdadeiro agregado a uma religião, não é a figura do papa, do padre, da freira, do pastor, do bispo, do diácono, do presbítero, do pai de santo, da mãe de santo, da mãe pequena ou do pai pequeno. É a fé que os mesmos têm nos postulados maiores que norteiam qualquer religião, Deus, Jesus, os Santos canonizados e cultuados, os Orixás, e os espíritos de luz, (caboclos, Pretos Velhos, Exus e encantados), ficando a figura dos seus dirigentes limitados tão somente a um doutrinamento, a uma catequese e um direcionamento. Não sendo responsáveis pelos milagres ocorrentes nas vidas dos crentes, sendo nada mais do que meros instrumentos nas mãos das forças divinas superiores supracitadas.
E estes crentes (os fies na verdadeira acepção da palavra), se mantêm fiéis ao seu dogma, mesmo que se insurjam contra os comportamentos dos seus dirigentes, podem até trocar de igreja, de templo ou de terreiro, mas nunca de religião.
Daí podermos afirmar sem sobra de dúvidas, que aqueles que saindo de uma religião e agregando-se em outras, e lá chegando prestam depoimentos contra a sua religião anterior, nada mais são do que farsantes, mentirosos (ressalve-se as exceções, pois toda regra as tem), pois jamais foram direcionados por uma fé verdadeira em Deus, (Deus, por que ele está em toda religião, não importando o nome: Jesus, Deus, Jeová, Oxalá e, etc.).
No geral podemos afirmar, que toda religião deve ser respeitada, principalmente pelas outras, e cada uma procurarem aparar as suas arestas, afastar o joio do trigo, as ovelhas negras do resto do rebanho, pois o atuar dessa minoria nefasta acaba por contaminar o conjunto (a maioria).
Daí permanecer o alerta geral, de denunciarem-se sempre aqueles que fazem da fé um meio de vida, um meio de exploração financeira ou sexual, de coação dogmática ao seu semelhante, práticas estas que descambam para o crime, advertência que vale para católicos, evangélicos e afro-religiosos.
De resto é esperar que um dia, possamos conviver pacificamente sem agressões, sem querer sobrepujar os demais credos, querendo impor suas filosofias como as únicas e verdadeiras.
Aí viveremos em um mundo melhor, pelo menos, no Brasil.




Babalorixá/Advogado/Jornalista João Batista de Ayrá