sábado, 31 de dezembro de 2011


Deportado reverendo irlandês procurado por crimes sexuais

 O Brasil deportou para o Reino Unido um reverendo irlandês procurado por crimes sexuais na Irlanda, para onde deverá ser extraditado nos próximos dias, anunciaram hoje as autoridades de Dublin.

O reverendo Peter Kennedy, de 73 anos, está sob custódia do Reino Unido, adiantou hoje o Departamento de Justiça irlandês, escusando-se a avançar mais pormenores sobre o caso.

Um porta-voz da polícia nacional da Irlanda adiantou que o padre foi detido por oficiais ingleses quando saiu do avião em Londres, acrescentando que o sacerdote poderá ser enviado dentro de dias para a Irlanda, dependendo da duração dos trâmites da extradição.

Peter Kennedy, que vivia no Brasil desde 2003, enfrenta mais de 50 processos na Justiça de Dublin por crimes sexuais contra menores nos anos 80.

De acordo com a Polícia Federal de São Paulo, citada pela imprensa brasileira, Peter Kennedy, que tinha passaporte inglês, subsistia no Brasil dando aulas, tendo conseguido um visto ao abrigo da lei de amnistia para estrangeiros que entrou em vigor em 2009.

Há quatro meses que a polícia vigiava os movimentos do reverendo, depois de um alerta das autoridades britânicas, acabando por detê-lo na segunda-feira.

Nascido em 2 de Março de 1939, Kennedy foi imediatamente conduzido ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, tendo sido escoltado até um avião com destino a Londres.

O acusado foi detido somente no Reino Unido porque o mandado de detenção de que era alvo só tinha validade no continente europeu.



Notícias Cristãs com informações do DN





Lula procura ajuda de médium para se curar do câncer

Portal da Região




www.lucassouzapublicidade.com.br

Postado por Lucas Souza Publicidade em 31 dezembro 2011 às 11:30



.Lula procura ajuda de médium para curar-se do câncer

O ex-presidente não é o primeiro a recorrer às cirurgias espirituais, o ator Reinaldo Gianecchini também procurou ajuda espiritual.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao auxílio de um médium para tentar curar-se do câncer descoberto em sua laringe. No começo de janeiro Lula vai passar por sessões de radioterapia para tentar reduzir pelo menos 75% do tumor.

A doença foi descoberta no final de outubro, e um boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informou que o tumor maligno na laringe do ex-presidente seria inicialmente tratado por quimioterapia.

Os principais fatores para esse tipo de câncer são o tabagismo e o consumo de álcool. Lula descobriu a enfermidade depois de se queixar de dores na garganta e realizar exames para saber a origem dessas dores.

Ele não é o primeiro a recorrer à ajuda de médiuns para tentar se livrar da doença, o ator Reinaldo Gianecchini também procurou um médium que chegou até mesmo a visitá-lo no hospital.

O ator global descobriu em agosto que também tem câncer e além do tratamento médico recorreu à ajuda espiritual.



Com informações Lauro Jardim

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A vergonha de Joãozinho



Por Jaciara Santos– 15 de novembro de 2011

Colocado em: Não ria que é sério










Nestes tempos de total desmoralização do parlamento e dos homens públicos brasileiros a indignação acaba cedendo lugar à ironia. Dia desses recebi esta piada por e-mail e me recusei a repassar porque minha primeira reação foi: se a gente leva na brincadeira, está sendo cúmplice com a bandalheira… Mas , pensando bem, diante das recentes orlandadas e lupiadas não vejo como fazer os caras corarem de vergonha. O jeito é relaxar, enquanto eles gozam com a nossa cara. E não ria que o caso é sério. Muito sério!



A professora pergunta na sala de aula:

- Pedrinho qual a profissão de seu pai?

- Advogado, professora.

- E a do seu pai, Marianinha?

- Engenheiro.

- E o seu, Aninha?

- Ele é médico

-E o seu pai, Joãozinho, o que faz?

-Ele… Ele é dançarino numa boate gay!

- Como assim? (pergunta a professora, surpresa)

- Fessora, ele dança na boate vestido de mulher, com uma tanguinha

minúscula de lantejoulas ; os homens passam a mão nele e poem

dinheiro no elástico da tanguinha e depois saem para fazer programa

com ele.

A professora rapidamente dispensou toda a classe, menos Joãozinho

Ela caminha até o garoto e novamente pergunta:

- Menino, o seu pai realmente faz isso?

- Não, fessora. Agora que a sala tá vazia, eu posso falar :

ELE é DEPUTADO FEDERAL….. MAS DÁ UMA VERGONHA FALAR ISSO NA FRENTE

DOS OUTROS !!!



Bom, a mensagem termina com a “edificante” reflexão de que “o Congresso Nacional é um local que: se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se colocar uma lona em cima vira circo, se colocar lanternas vermelhas vira prostíbulo e se der descarga não sobra ninguém”.


FONTE: A QUEIMA ROUPA
CONFLITO RELIGIOSO NA NIGERIA JÁ MATOU MAIS DE 40

Igreja e casas próximas ficaram danificadas pela explosão em Madalla

Vários líderes internacionais condenaram os ataques que deixaram pelo menos 39 mortos neste domingo na Nigéria.



A Casa Branca afirmou que os ataques foram de uma "violência sem sentido", e o Ministério das Relações Exteriores britânico disse que os ataques foram atos de "covardia".



Notícias relacionadasNigéria tenta conter violência entre cristãos e muçulmanosAtaques contra igrejas católicas na Nigéria matam ao menos 26Combates entre exército e militantes matam mais de 50 na Nigéria

Tópicos relacionadosáfrica, InternacionalLíderes da França, Alemanha e Itália também criticaram os ataques.



Os atentados ocorreram em diferentes pontos da Nigéria e com apenas horas de diferença.



O primeiro ataque ocorreu perto de uma igreja em Madalla, nos arredores da capital da Nigéria, Abuja, matando 35 pessoas. No momento da explosão estava sendo realizada a missa de Natal na igreja com capacidade para até mil pessoas.



Outras quatro pessoas morreram em ataques em outras partes da Nigéria, um na cidade de Jos, perto de outra igreja católica, e outros dois nas cidades de Damaturu e Gadaka, no norte do país.



Os ataques foram assumidos pelo grupo islâmico fundamentalista Boko Haram.



Analistas acreditam que os ataques quase simultâneos têm sinais de uma ofensiva coordenada por parte dos militantes islâmicos fundamentalistas.



O Boko Haram - cujo nome significa ''educação ocidental é proibida'' - costuma ter instituições do governo, igrejas e organizações internacionais como alvos de seus ataques.



Em agosto de 2011, a organização realizou um ataque contra a sede da ONU em Abuja, em que mais de 20 pessoas foram mortas.



'Atos terroristas'A Casa Branca divulgou um comunicado afirmando que investigações iniciais mostraram que os ataques foram "atos terroristas" e prometeu ajudar a Nigéria a punir os responsáveis.



"Condenamos estes ataques violentos e sem sentido e a trágica perda de vidas no dia de Natal. Oferecemos nossos pêsames sinceros ao povo nigeriano e especialmente para aqueles que perderam familiares e entes queridos", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.



O presidente da França, Nicolas Sarkozy, falou de sua "solidariedade com a luta (da Nigéria) contra o terrorismo". O ministro do Exterior da Alemanha, Guido Westerwelle, disse que "mesmo no dia de Natal, o mundo não é poupado da covardia e do medo do terrorismo."



"Estes foram ataques covardes contra famílias reunidas em paz e em oração para celebrar um dia que simboliza harmonia e boa vontade entre as pessoas", disse o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.



O governo de Israel afirmou que vai enviar ajuda médica para a Nigéria e também condenou os ataques.



O Vaticano divulgou neste domingo uma mensagem afirmando que o ataque contra as igrejas nigerianas foi um ato "de violência terrorista cego, absurdo e que estimula o ódio".





Ataque em Madalla ocorreu no final da missa de Natal

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, afirmou que os ataques foram uma "afronta à nossa segurança e liberdade".



"Os nigerianos precisam se unir e condenar (os ataques)", disse o presidente, que é cristão.



"Quero garantir a todos os nigerianos que o governo não vai esquecer sua determinação para levar à Justiça todos os responsáveis", acrescentou.



Onda de violênciaAo longo desta semana, quase 70 pessoas foram mortas durante combates entre forças da Nigéria e pistoleiros ligados ao Boko Haram, na região nordeste do país.



Em entrevista à BBC, Yushau Shuaibu, porta-voz das forças de emergência da Nigéria, a explosão em Madalla danificou seriamente a igreja. Casas em volta da igreja também ficaram muito danificadas pela explosão.



De acordo com o editor da BBC África, Martin Plaut, o ataque em Jos, situada no chamado Cinturão do Meio, entre as regiões norte, predominantemente islâmica, e o sul, de maioria cristã, pode ter impactos ainda mais perigosos que o atentado perto de Abuja.



Mais de mil pessoas foram mortas em atos de violência religiosa e étnica em Jos nos últimos dois anos.



De acordo com o editor da BBC África, há temores de que o mais recente ataque possa desencadear um conflito de grandes proporções

BBCBRASIL

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vou abrir minha igreja e já volto!!!24.12.11




Reveja esta matéria. Vale a pena:





Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidimos abrir uma igreja. Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, fizemo-lo. Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos) . É tudo muito simples. Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis.



Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante, poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens

colocados em nome da igreja.





Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito

a prisão especial.





LISTA DE IGREJAS ABERTAS NO BRASIL EM 2010 (até setembro)



- Igreja da Água Abençoada

- Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina

- Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder

- Congregação Anti-Blasfêmias

- Igreja Chave do Éden

- Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta

- Igreja Batista Incêndio de Bênçãos

- Igreja Batista Ô Glória!

- Congregação Pass o para o Futuro

- Igreja Explosão da Fé

- Igreja Pedra Viva

- Comunidade do Coração Reciclado

- Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal

- Cruzada de Emoções

- Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)

- Congregação Plena Paz Amando a Todos

- Igreja A Fé de Gideão

- Igreja Aceita a Jesus

- Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém

- Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo

- Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)

- Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo (quem perder

vai ficar!!!)

- Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação

- Comunidade Arqueiros de Cristo

- Igreja Automotiva do Fogo Sagrado (ESSE DEVIA TER ABERTO UMA CONCESSIONÁRIA)

- Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo

- Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo

- Igreja Palma da Mão de Cristo

- Igreja Menina dos Olhos de Deus

- Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos

- Associação Evangélica Fiel Até Debaixo DÁgua

- Igreja Batista Ponte para o Céu

- Igreja Pentecostal do Fogo Azul

- Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!

- Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas

- Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade

- Igreja Filho do Varão (Opa!!! Se puxar o pai vai se dar bem!!!!)

- Igreja da Oração Eficiente

- Igreja da Pomba Branca

- Igreja Socorista Evangélica

- Igreja A de Amor (NESSA SÓ DEVE TER ADORADORES DA XUXA)

- Cruzada do Poder Pleno e Misteri oso

- Igreja do Amor Maior que Outra Força

- Igreja Dekanthalabassi (HEIN??!!!)

- Igreja dos Bons Artifícios

- Igreja Cristo é Show

- Igreja dos Habitantes de Dabir

- Igreja Eu Sou a Porta

- Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo

- Igreja da Bênção Mundial

- Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse

- Igreja Barco da Salvação

- Igreja Pentecostal do Pastor Sassá

- Igreja Sinais e Prodígios

- Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul

- Igreja do Manto Branco

- Igreja Caverna de Adulão

- Igreja Este Brasil é Adventista

- Igreja E..T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) (? Esqueça Tudo Que Bebeu???????)

- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus

- Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando

- Ministério Eis-me Aqui

- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia

- Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará

- Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos

- Igreja Evangélica Facho de Luz

- Igreja Batista Renovada Lugar Forte

- Igreja Atual dos Últimos Dias

- Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te

- Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas

- Igreja Evangélica Bola de Neve

- Igreja Evangélica Adão é o Homem (ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA QUANTO A

ISSO???????? ?)

- Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado

- Ministério Maravilhas de Deus

- Igreja Evangélica Fonte de Milagres

- Comunidade Porta das O velhas

- Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica (QUE EGOÍSTA)

- Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo (AH NEM !!!!)

- Igreja Evangélica Luz no Escuro

- Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim (NÃO DÁ PRA CHEGAR UM POUCO MAIS CEDO)

- Igreja Pentecostal Planeta Cristo

- Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos (???)

- Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta

- Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés

- Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão (SENHOR ISSO É HERESIA)

- Igreija Evangélica Muçulmana Javé é Pai (PÔ, ESSE AQUI NÃO TEM NEM NOÇÃO DE

RELIGIÃO rsrsrsrs.

- Igreja Abre-te-Sésamo (AHHHH, ESSA SIM, TA NO ESQUEMA DE ALI BABA SÓ NÃO

INFORMARAM COM QUANTOS LADRÕES.)

- Igreja Assembléia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus

- Igreja Bailarinas da Valsa Divina (HOMENS TB PODEM PARTICIPAR?)

- Igreja Batista Floresta Encantada

- Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder

- Igreja do Louvre

- Igreja Evangélica Batalha dos Deuses (PENSEI QUE EVANGÉLICOS FOSSEM

MONOTEÍSTAS)

- Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados

- Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior

- Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida

- Igreja Pentecostal Marilyn Monroe (???????) (ESSE DEVE TER PREMONIÇÕES

HOLLYWOODIANAS)

- Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo (ISSO É SACANAGEM)

- Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia -DF)

- Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis -GO)

- Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis -GO) COITADO DO

ALTÍSSIMO,VIROU FUGITIVO

- Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte -MG)

- Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna -MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal a Volta do Grande Rei(Poços de Caldas-MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia -MG)

- Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem -MG)

- Igreja Evangélica Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas -MS)

- Igreja Evangélica Assembléia dos Primogênitos (João Pessoa -PB)

- Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro -RJ)

- Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro -RJ)



Agora, vai abrir uma pequena empresa, para ver se é fácil assim...



Por isso é que dizem: "Pequenas Igrejas, grandes negocios"



Fonte: Folha de São Paulo

Imagem: Circo das Pulgas




Jean Wyllys pede punição para pastores que difamam gays na TV

Jean Wyllys pede punição para pastores que difamam gays na TVFoto: Divulgação

DEPUTADO DO PSOL-RJ QUER QUE RELIGIOSOS COM ATITUDES HOMOFÓBICAS EM PROGRAMAS RESPONDAM POR CRIME DE INJÚRIA

26 de Dezembro de 2011 às 11:57
247 - O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) declarou guerra aos pastores que, na TV brasileira, demonizam a homossexualidade. Em entrevista à Folha e ao UOL, o parlamentar fez um balanço do projeto de lei que criminaliza a homofobia. O substitutivo apresentado no Senado foi bem mais leve que a proposta original e, por isso, continua permitindo as pregações de figuras como Silas Malafaia contra os gays.
“Os pastores são livres para dizer no púlpito de suas igrejas que a homossexualidade é pecado (...) Entretanto, eu não acho que os pastores que estão ali explorando uma concessão pública de rádio e TV tenham que aproveitar esses espaços para demonizar e desumanizar uma comunidade inteira”, argumentou Wyllys.
Apesar de enfrentar muita resistência na Câmara e de setores conservadores da sociedade, o deputado ganhou muito apoio dos internautas. “Jean Wyllys arrasando e derrubando as mentiras sobre a criminalização da homofobia”, tuitou @carlosbem. “Gente que acha que o Jean Wyllys está censurando religiosos e indo contra a liberdade de expressão. É muita ignorância pra 140 caracteres”, opinou @MoisaPrado.
Wyllys vê os insultos à comunidade gay em programas religiosos como crime de injúria – motivada por homofobia. Não é liberdade de expressão porque está difamando ou desrespeitando todo um coletivo, toda uma comunidade. O deputado também condena os programas oferecidos por igrejas para “curar” gays. “Homossexualidade não é uma doença. E afirmação de que homossexualidade é uma doença gera sofrimento psíquico para a pessoa homossexual e para a família dessa pessoa.”
fonte: Brasil247

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!


É O QUE DESEJO A TODOS OS MEUS AMIGOS INTERNAUTAS E ADMIRADORES, QUE NESTE NATAL TODOS OS SEUS SONHOS SE TORNEM REALIDADE E QUE O ESPÍRITO NATALINO SE PROPAGUE EM FORMA DE AMOR, FELICIDADE E MUITA SOLIDARIEDADE PARA COM O PRÓXIMO, POIS LEMBRANDO QUE CRISTO SE DEU AO SOFRIMENTO E MORTE CARNAL POR TODOS NÓS.
JOÃO BATISTA DE AYRÁ E GRUPO BRASIL CANDOMBLÉ VERDADE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

21/12/2011 - 14h40

Igreja se diz "acabrunhada" pela condenação de padres que abusaram de coroinhas em Alagoas

Aliny Gama
Do UOL Notícias, em Maceió

Um dia após a condenação à prisão dos padres Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes do Nascimento e Edilson Duarte pela prática de pedofilia, a Diocese de Penedo emitiu nota afirmando que se sente “profundamente acabrunhada” com os “crimes odiosos” praticados pelos religiosos e punidos pela Justiça.
Na última segunda-feira (19), o juiz da 1ª Vara da Criança e do Adolescente de Arapiraca, João Luiz de Azevedo Lessa, condenou os três sacerdotes pelos abusos sexuais contra ex-coroinhas a penas de até 21 anos de prisão.
Em nota, a Igreja ressaltou ainda que a dor é ainda maior “se pensarmos que estes fatos criminosos são graves pecados contra o sexto mandamento da Lei divina”, afirmou, destacando que a Igreja não esconde o “desconcerto e a vergonha” pela condenação.
Apesar de ainda abrigar os religiosos, a diocese destaca que se manifesta em “apoio irrestrito às vítimas dos abusos e participação nos seus sofrimentos”, destacou o bispo de Penedo, dom Valério Breda, que assina a nota.

Processo canônico

A Diocese disse que acatou as decisões da Justiça e informou aos fiéis que logo que vieram a público as denúncias de pedofilia contra os três ex-coroinhas instaurou processos administrativos penais canônicos, entregues à Santa Sé para serem julgados na instância judiciária eclesial.
Segundo a diocese, o Vaticano já concluiu os processos, mas ainda não divulgou os conteúdos das decisões. “Tão logo estes decretos cheguem à Sé diocesana de Penedo, os interessados serão notificados. Concluído o processo das notificações também as vítimas serão informadas sobre o conteúdo dos decretos canônicos.”
A Igreja pede ainda que os padres e os fiéis não esqueçam o bem realizado pela maioria dos religiosos “irrepreensíveis e abnegados, e a não ceder a sentimentos de decepção e de indiferença” e destacou que a Igreja vai encorajar e apoiar os esforços das paróquias e comunidades ligadas à Diocese de Penedo para “o arrependimento dos pecados, renovação dos costumes, reconciliação e cura espiritual”.
A diocese informou ainda que a segurança e a proteção dos fiéis menores de idade que frequentam as paróquias são prioridade e que o bispo diocesano “se dispõe a sempre acolher e investigar qualquer acusação de condutas ilícitas contra menores, praticadas por membros do clero, religiosos/as, leigos/as engajados nas pastorais desta diocese, a fim de tomar as providências cabíveis no foro eclesiástico e civil”.

O julgamento

Na última segunda-feira (19), o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca, João Luiz de Azevedo Lessa, condenou o padre Luiz Marques Barbosa, 84, a 21 anos de prisão, enquanto os padres Edílson Duarte, 43, e Raimundo Gomes, 50, ficarão por 16 anos e quatro meses na prisão. Além disso, eles foram multados em R$ 1.816 cada um.
Segundo o assistente do juiz, Carlos Bezerra, o padre Luiz Marques foi condenado por três atos criminosos --sete anos contra cada um dos coroinhas. Apesar da sentença, os réus não serão presos até que todas as fases de recursos sejam encerradas.
A defesa dos padres Raimundo Gomes e Luiz Marques anunciou que vai recorrer da decisão da Justiça. “Estou surpreso com essa sentença, já que as penas ficaram totalmente fora do padrão. Isso deixa margem grande para a defesa. O juiz mudou a tipificação da própria denúncia proposta pelo MP. Vamos recorrer com certeza absoluta dessa decisão”, afirmou o advogado Edison Maia.


Lançado Mapa da Intolerância Religiosa no Maranhão
19.12.11
Lançado Mapa da Intolerância Religiosa no Maranhão
19.12.11
Lançado Mapa da Intolerância Religiosa no Maranhão
Com o objetivo de discutir a intolerância religiosa na contemporaneidade, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) realizou, esta semana, a segunda edição da Galeria de Direitos Humanos. Este ano, com o tema: "Intolerância religiosa: Eu respeito a sua religião e você?", o evento ocorreu no Auditório do Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho (Praia Grande, em São Luís). Durante os ciclos de discussões, representantes de vários segmentos religiosos, intelectuais, gestores públicos, militantes e ativistas debateram e refletiram práticas que efetivem as políticas públicas de respeito ao livre exercício da manifestação religiosa.
Segundo a Secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza de Fátima Oliveira, debater temáticas de intolerância no século XXI ainda representa um desafio. "Falar de temas da intolerância religiosa, escravidão ou ainda de assuntos que violam os direitos humanos é um tabu a ser superado. Precisamos viver com liberdade e autonomia e criar uma sociedade que garanta todos os Direitos Humanos", enfatizou. Ainda durante o evento, diversas lideranças religiosas expuseram situações nas quais foram vítimas de intolerância religiosa.
Para fortalecer as ações voltadas para a promoção dos Direitos Humanos foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Sedihc e a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir). Segundo a Professora Claudete Ribeiro, Secretária de Estado da Seir, o intuito do acordo é articular, construir e executar um plano integrado de ações. "Estamos unindo esforços para que juntos possamos consolidar uma prática que já vem sendo desenvolvida no Maranhão, o objetivo é tornar essas ações de promoção dos direitos humanos uma Política de Estado", comentou. A senhora Ana Amáelia Mafra, Diretora do Escritório da Fundação Cultural Palmares São Luis/ Piauí reafirmou compromissos de envidar esforços para o empoderamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro no combate a Intolerância Religiosa.
Um estudo voltado para mostrar o quadro da intolerância religiosa no Brasil no ano de 2011 foi lançado durante a Galeria. Intitulado "O Mapa da Intolerância Religiosa -2011. Violação ao Direito de Culto no Brasil" de autoria do Jornalista Márcio Alexandre Gualberto, o estudo mostra entre diversos pontos, a afrotheofobia, que segundo o organizador do estudo, é disseminada por denominações religiosas intolerantes. Essas prá natureza ticas, segundo o organizador do estudo são traduzidas em violências das mais variadas s.
O lançamento do Mapa foi uma iniciativa do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão - FERMA em parceria com a SEDIHC e SEIR. "o mapa da Intolerância Religiosa é mais do que um apanhado de denúncias, expõe fundamentos motivadores das posturas intolerantes de cunho religioso e principalmente, indica dispositivos legais do ordenamento político brasileiro para reagir ao problema", disse o professor Neto de Azile coordenador geral do FERMA e coordenador estadual de religiosidade do CEN no Maranhão, após apresentar uma síntese do trabalho.
Fonte: Blog do Neto de Azile
  
Com o objetivo de discutir a intolerância religiosa na contemporaneidade, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) realizou, esta semana, a segunda edição da Galeria de Direitos Humanos. Este ano, com o tema: "Intolerância religiosa: Eu respeito a sua religião e você?", o evento ocorreu no Auditório do Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho (Praia Grande, em São Luís). Durante os ciclos de discussões, representantes de vários segmentos religiosos, intelectuais, gestores públicos, militantes e ativistas debateram e refletiram práticas que efetivem as políticas públicas de respeito ao livre exercício da manifestação religiosa.
Segundo a Secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza de Fátima Oliveira, debater temáticas de intolerância no século XXI ainda representa um desafio. "Falar de temas da intolerância religiosa, escravidão ou ainda de assuntos que violam os direitos humanos é um tabu a ser superado. Precisamos viver com liberdade e autonomia e criar uma sociedade que garanta todos os Direitos Humanos", enfatizou. Ainda durante o evento, diversas lideranças religiosas expuseram situações nas quais foram vítimas de intolerância religiosa.
Para fortalecer as ações voltadas para a promoção dos Direitos Humanos foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Sedihc e a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir). Segundo a Professora Claudete Ribeiro, Secretária de Estado da Seir, o intuito do acordo é articular, construir e executar um plano integrado de ações. "Estamos unindo esforços para que juntos possamos consolidar uma prática que já vem sendo desenvolvida no Maranhão, o objetivo é tornar essas ações de promoção dos direitos humanos uma Política de Estado", comentou. A senhora Ana Amáelia Mafra, Diretora do Escritório da Fundação Cultural Palmares São Luis/ Piauí reafirmou compromissos de envidar esforços para o empoderamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro no combate a Intolerância Religiosa.
Um estudo voltado para mostrar o quadro da intolerância religiosa no Brasil no ano de 2011 foi lançado durante a Galeria. Intitulado "O Mapa da Intolerância Religiosa -2011. Violação ao Direito de Culto no Brasil" de autoria do Jornalista Márcio Alexandre Gualberto, o estudo mostra entre diversos pontos, a afrotheofobia, que segundo o organizador do estudo, é disseminada por denominações religiosas intolerantes. Essas prá natureza ticas, segundo o organizador do estudo são traduzidas em violências das mais variadas s.
O lançamento do Mapa foi uma iniciativa do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão - FERMA em parceria com a SEDIHC e SEIR. "o mapa da Intolerância Religiosa é mais do que um apanhado de denúncias, expõe fundamentos motivadores das posturas intolerantes de cunho religioso e principalmente, indica dispositivos legais do ordenamento político brasileiro para reagir ao problema", disse o professor Neto de Azile coordenador geral do FERMA e coordenador estadual de religiosidade do CEN no Maranhão, após apresentar uma síntese do trabalho.
Fonte: Blog do Neto de Azile
  

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Exu de Quimbanda


Exu de Quimbanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exu João Caveira
Exu do Lodo
Exu Tata Caveira
Exu Meia-Noite do Cemitério
Exu Tranca-Ruas
Exus de Quimbanda, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de Quimbanda. Os Exus de Quimbanda são antigos espíritos de bruxos e sacerdotes de todas as partes do mundo como Brasil, Egito, Europa, África, até mesmo da cultura indígena. São espíritos de pessoas que fizeram parte do culto em algum momento no passado. E também existem os Exus que nasceram no sistema de formação do universo. Não confundir os Exu de Quimbanda com o Exu de Umbanda e o Orixá Exu, na Quimbanda não existe culto à Orixás, e Exu, na Quimbanda, não é um Mensageiro dos Orixás ou um Orixá.

Índice

  [esconder

[editar]Exu na Umbanda

Na Umbanda não se manifesta o próprio Orixá, por meio da incorporação, mas sim seus mensageiros ou falangeiros, espíritos que vêm em terra para orientar e ajudar. Quando incorporam, se caracterizam alguns com capas, cartolasbengalas (masculinos), e saias rodadas, brincospulseirasperfumes,rosas (femininos, também chamados de Pombo-giras). Mas não necessariamente os médiuns se utilizam destas vestimentas para a incorporação. Cada terreiro trabalha de uma forma diferente, alguns centros uniformizam a roupa dos médiuns, onde todos vestem branco.

[editar]Natureza e incorporação de Exus

Encontramos aqueles que crêem que os Exus são entidades (espíritos) que só fazem o bem, e outros que crêem que os Exus podem também ser neutros ou maus. Observa-se que, muitas vezes, os médiuns dos terreiros de Umbanda - e mesmo de Candomblé - não têm uma idéia muito clara da natureza da(s) entidade(s), quase sempre, por falta de estudo da religião. Na verdade, essa Entidadenão deve ser confundida com o (obsessores), apesar de transitar na mesma Linha das Almas, sendo o seu dia, a segunda-feira, ficando sob o seu controle e comandando os espíritos atrasadíssimos na evolução e que são orientados pelos Exus para que consigam evoluir através de trabalhos espirituais feitos para o bem.
Sua função mítica é a de mensageiro, o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás, já que o único contato direto entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação, quando o corpo do ser humano é colegado ao seu Exu por meio dos chacras. É ele quem traduz as linguagens humanas para os seres superiores. Por isso, é imprescindível a sua presença para a realização de qualquer trabalho, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximarem dos locais onde estão sendo cultuados. Possuem a função também de proteger o terreiro e seus médiuns.
O poder de comunicar e ligar, confere a ele também o oposto, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Se possibilita a construção, também permite a destruição. Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadascemitérios, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras,portas de entradas e saídas.
Há algumas diferenças na maneira de ver Exu no Candomblé e na Umbanda. No primeiro, Exu é como os demais Orixás, uma personalização de fenômenos e energias naturais. O Candomblé considera que as divindades, ou seja os Orixás, incorporam nos médiuns (cavalos ou aparelhos). Na Umbanda, quem incorpora nos médiuns, além dos CaboclosPretos Velhos e Crianças, são osFalangeiros de Orixás, representantes deles, e não os próprios.
Umbanda considera os Exus não como deuses, mas como uma entidade em evolução que busca, através da caridade, a evolução. Em síntese, o grande agente mágico do equilíbrio universal. Também é o guardião dos trabalhos de magia, onde opera com forças do astral. E também são considerados como "policiais", "sentinelas", "seguranças" que agem pela Lei, no submundo do "crime" organizado e principalmente policiando o Médium no seu dia-a-dia. As "equipes" de Exus sempre estão nestas zonas infernais, mas, não vivem nela.
Obedecem à severa hierarquia nos comandos do astral se classificando também como Exus cruzados, espadados e coroados.
Esses espíritos utilizam-se de energias mais "densas" (materiais). Nota-se que essas entidades podem realizar trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal dos consulentes e praticar a caridade em geral. A condição de Exu para um espírito é transitória, podendo este, uma vez redimidas suas dívidas perante a Lei Divina, seguir no mundo dos espíritos em escalas mais elevadas de evolução. Essas falanges, e outras, são a divisão ou escala à qual pertencem os espíritos, mais ou menos equivalentes à escala espíritadefinida por Kardec.
Os trabalhos malignos (os tão famosos "pactos com o diabo" ), como matar por exemplo, não são acordos feitos com os Exus, mas com osKiumbas que agem na surdina e não estão sob a orientação de algum Exu, fazendo-se passar por um deles, atuando em terreiros que não praticam os fundamentos básicos da Umbanda que são: existência de um Deus único, crença de entidades espirituais em evolução, crença em Orixás e Santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual, crença em guias mensageiros, na existência da alma, na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium, e o uso de ervas e frutos. Jamais maldades, e caridade acima de tudo.
Os Exus são confundidos com os Kiumbas, que são espíritos trevosos ou obsessores, são espíritos que se encontram desajustados perante à Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. São espíritos que se comprazem na prática do mal, apenas por sentirem prazer ou por vinganças, calcadas no ódio doentio. Aguardando, enfim, que a Lei os "recupere" da melhor maneira possível (voluntária ou involuntariamente). Vivem no baixo astral, onde as vibrações energéticas são densas. Este baixo astral é uma enorme egrégora formada pelos maus pensamentos e atitudes dos espíritos encarnados ou desencarnados. Sentimentos baixos, vãs paixõesódiosrancoresraivasvingançassensualidade desenfreada,vícios de toda estirpe, alimentam esta faixa vibracional e os Kiumbas se comprazem nisso, já que sentem-se mais fortalecidos.
verdadeiro Exu não faz mal a ninguém. Alguns Exus foram pessoas como políticosmédicosadvogadostrabalhadores, vadios,prostitutas, pessoas comuns, padres etc, que cometeram alguma falha e escolheram - ou foram escolhidos para - vir nessa forma a fim de redimir seus erros passados. Outros são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas, e combatendo o mal. Em seus trabalhos de magia, Exu corta demandas, desfaz trabalhos malignos, feitiços e magia negra, feitos por espíritos obscuros, sem luz (Kiumbas). Ajudam a limpar, retirando os espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Doutrina Espírita os trata como espíritos imperfeitos, almas dos homens que, por terem cometido crimes perante a Lei Divina, são submetidos a difíceis provas, cujo único objetivo é o de que possam compreender a extensão do mal que praticaram em outras vidas.
Uma verdadeira casa de caridade é sempre reconhecida pela gratuidade dos serviços prestados a quem procura ajuda em um Centro Espírita ou Centro de Umbanda.
Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando a própria evolução.
O chamado “Exu Pagão” é tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição.
Já o Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.
Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Exu com um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de "Guias".
Para evitar essa confusão, não damos[quem?] aos chamados “Exus Pagãos” a denominação de “Exu”, classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação de “Exu”.

[editar]Alguns Exus

  • Exu do poço
  • Exu do ferro
  • Exu do fogo
  • Exu do vento
  • Exu Fumaça
  • Exu Arranca Toco
  • Exu Asa Negra
  • Exu Belzebu
  • Exu Brasinha
  • Exu Calunga
  • Exu Calunguinha
  • Exu Capa Preta da Encruzilhada
  • Exu Capa Preta
  • Exu Capoeira
  • Exu Chama Dinheiro
  • Exu Carranca
  • Exu Catacumba
  • Exu Caveira
  • Exu do Cemitério
  • Exu Cobra
  • Exu Corcunda
  • Exu Corrente
  • Exu Desmancha Tudo
  • Exu Destranca Rua
  • Exu Duas Cabeças
  • Exu Maré
  • Exu Facada
  • Exu Perdiguito
  • Exu Gato Preto
  • Exu Gira Mundo
  • Exu João Caveira
  • Exu da Campina
  • Exu da Morte
  • Exu do Lodo
  • Exu do Tronco
  • Exu Lorde da Morte
  • Exu Lúcifer
  • Exu 7 Infernos
  • Exu Mangueira
  • Exu Marabô
  • Exu Matança
  • Exu das Matas
  • Exu Meia Noite
  • Exu Meia Noite do Cemitério
  • Exu Morcego
  • Exu Mulambo
  • Exu Pedra Preta
  • Exu Pimenta
  • Exu Pinga-Fogo
  • Exu Pirata do Mar
  • Exu Ponto Maioral
  • Exu Porteira
  • Exu Quebra Galho
  • Exu Rei
  • Exu Rei das 7 Encruzilhadas
  • Exu Rei das Trevas
  • Exu Sete Brasas
  • Exu Sete Buracos
  • Exu Sete Caminhos
  • Exu Sete Campas
  • Exu Sete Catacumbas
  • Exu Sete Caveiras
  • Exu Sete Covas
  • Exu Sete Cruzes
  • Exu Sete Encruzilhadas
  • Exu Sete Estradas
  • Exu Sete Facadas
  • Exu Sete Garfos
  • Exu Sete da Lira
  • Exu Sete Montanhas
  • Exu Sete Poeiras
  • Exu Sete Porteiras
  • Exu Sete Queimadas
  • Exu Tatá Caveira
  • Exu Teimoso
  • Exu Tiriri
  • Exu Toquinho
  • Exu Tranca-Gira
  • Exu Tranca-Rua
  • Exu Tranca-Rua das Almas
  • Exu Tranca-Rua de Embaré
  • Exu Tranca-Rua das Encruzilhadas
  • Exu Tranca-Rua das Matas
  • Exu Tranca-Rua do Mar
  • Exu Tranca Tudo
  • Exu Tronqueira
  • Exu Veludinho
  • Exu Veludo da Encruzilhada
  • Exu Veludo da Mata
  • Exu Veludo das Almas
  • Exu Veludo das Sete Encruzilhadas
  • Exu Ventania
  • Exu Vira-Mundo
  • Exu Quebra-Barranco
  • Exu Cascavel
  • Exu Zé Pilintra
  • Exu Zé Pilintra da Estrada

[editar]Referência

  • Laroie exu: Um estudo sobre a Umbanda e a Quimbanda, em Cuiabá1989, pág. 326.