segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cachoeira: povo de santo vai à rua contra a intolerância


Por Toni Caldas– 24 de novembro de 2011




“O povo de santo pela liberdade religiosa” é o tema da passeata que será realizada pelos grupos de religiões de matriz africana de todo Recôncavo no próximo domingo (27), em Cachoeira.

A “Caminhada do Recôncavo” terá sua concentração às 9h na Rua da Feira, de onde o grupo seguirá até aPraça da Aclamação, no centro da cidade. Entre as atrações culturais estão o Samba de Dona Dalva, Esmola Cantada, Gêge-nago, Samba de roda Filhos do Caquende e o grupo Olodum.

A atividade, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de convidar a população baiana a caminhar em prol da liberdade de crença, direito previsto na Constituição Federal, e do respeito aos cultos religiosos.

A Caminhada reunirá o povo de santo de diversas nações do candomblé, da umbanda e do culto aos caboclos e terá como um dos principais pilares a luta pela liberdade religiosa, frente aos ataques e agressões aos quais as comunidades religiosas são atingidas devido à intolerância religiosa.

Intolerância religiosa

Fato que motivou a realização da primeira caminhada, em 2010, foi uma série de ataques sofridos pelo Terreiro Zogbodo Malê Bogum Seja Unde (Roça do Ventura) que teve suas terras invadidas e 12 hectares devastados pela ação de grileiros e especulação mobiliária.

Em janeiro deste ano, este terreiro cachoeirano, um dos mais antigos do país, foi tombado provisoriamente pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil. Nesse sentido, o povo de santo se reúne mais uma vez para caminhar em prol da liberdade religiosa e pela valorização e preservação da religião, com o respeito aos seus cultos e terras sagradas.

Este ano, junto da II Caminhada do Recôncavo, acontece a produção de um documentário de registro e memória do povo de santo daquela região. O registro fará parte das ações para efetivação do tombamento da Roça do Ventura e servirá como importante material para o povo de santo e sua luta pela liberdade de fé.

A II Caminhada do Recôncavo tem patrocínio do projeto Novembro Negro da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e é uma realização do Terreiro Seja Unde e Munzanzu Produções.

fonte: a queima roupa