segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Jean Wyllys pede punição para pastores que difamam gays na TV

Jean Wyllys pede punição para pastores que difamam gays na TVFoto: Divulgação

DEPUTADO DO PSOL-RJ QUER QUE RELIGIOSOS COM ATITUDES HOMOFÓBICAS EM PROGRAMAS RESPONDAM POR CRIME DE INJÚRIA

26 de Dezembro de 2011 às 11:57
247 - O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) declarou guerra aos pastores que, na TV brasileira, demonizam a homossexualidade. Em entrevista à Folha e ao UOL, o parlamentar fez um balanço do projeto de lei que criminaliza a homofobia. O substitutivo apresentado no Senado foi bem mais leve que a proposta original e, por isso, continua permitindo as pregações de figuras como Silas Malafaia contra os gays.
“Os pastores são livres para dizer no púlpito de suas igrejas que a homossexualidade é pecado (...) Entretanto, eu não acho que os pastores que estão ali explorando uma concessão pública de rádio e TV tenham que aproveitar esses espaços para demonizar e desumanizar uma comunidade inteira”, argumentou Wyllys.
Apesar de enfrentar muita resistência na Câmara e de setores conservadores da sociedade, o deputado ganhou muito apoio dos internautas. “Jean Wyllys arrasando e derrubando as mentiras sobre a criminalização da homofobia”, tuitou @carlosbem. “Gente que acha que o Jean Wyllys está censurando religiosos e indo contra a liberdade de expressão. É muita ignorância pra 140 caracteres”, opinou @MoisaPrado.
Wyllys vê os insultos à comunidade gay em programas religiosos como crime de injúria – motivada por homofobia. Não é liberdade de expressão porque está difamando ou desrespeitando todo um coletivo, toda uma comunidade. O deputado também condena os programas oferecidos por igrejas para “curar” gays. “Homossexualidade não é uma doença. E afirmação de que homossexualidade é uma doença gera sofrimento psíquico para a pessoa homossexual e para a família dessa pessoa.”
fonte: Brasil247