quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AGRESSÃO GAY É CRIME HEDIONDO
Câmara dos EUA amplia lei de delitos de ódio

De WASHINGTON.
>Três dias antes da realização da marcha de gays, lésbicas e transexuais que promete levar cerca de 500 mil manifestantes para as ruas de Washington, a Câmara dos Representantes dos EUA decidiu ampliar ontem a lei contra crimes hediondos incluindo a violência em função de orientação sexual na lista dos mais graves crimes do país. A proposta - uma reivindicação de movimentos de apoio a gays e lésbicas nos EUA há pelo menos 1o anos - precisa ainda ser aprovada no Senado para virar efeitiva, mas esta vitória, segundo os analistas, é tida como certa.
a lei dos crimes hediondos foi criada nos EUA em 1968, após o assassinato do líder negro Martins Luther King Jr., e aos poucos foi ampliada para incluir os crimes motivados por, além de raça, cor (etnias), credo religioso e nacionalidade. A proposta inclui os crimes motivados por gênero, orientação sexual, identidade sexual e deficiências.
A lei se chama Matthew Shepard em homenagem ao estudante gay que, em 1968, foi brutalmente espancado por dois rapazes homofóbicos e teve o corpo pendurado numa cerca em Wyoming para exibição pública. Pelo menos 45 estados americanos possuem leis específicas sobre crimes de ódio, mas com a aprovação a nova proposta, procuradores federais dos EUA podem pela primeira vez intervir em casos de violência conra homossexuais no país, caso os tribunais estaduais não cumpram com suas terefas de processar devidamente os acusados.
comentário:
É um grande avanço que deve ser seguido pelos nossos lesgiladores, pois na medida emque , em nome do direito de manifestação e expressão, a comunidade gay tem se manifestado quase que diuturnamente, por um outro lado os homofóbicos, de sua parte procuram criar obstáculos a essas manifestações. A inclusão a agressão a gay na lei dos crimes heiondos, seria um grane avanço democrático rumo a igualdade de direitos. Taí uma chance aos nossos legisladores. É ver para crer!