domingo, 14 de fevereiro de 2010

Acadêmicos do Tucuruvi exalta São Luís e levanta arquibancada no Anhembi





Acadêmicos do Tucuruvi exalta São Luís e levanta arquibancada no Anhembi
14 de fevereiro de 2010


ENCANTOS E MAGIAS DA ILHA DO AMOR

A festa protagonizada pela escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, de São Paulo, na noite de sexta-feira (12), mostrou para milhares de pessoas em todo o mundo a vasta diversidade cultural da capital maranhense com o samba-enredo "São Luís: Um Universo de Encantos e Magias". Embalada pelo ritmo do reggae, do bumba-meu-boi, do cacuriá e do tambor de crioula, e temperada pelo forte sabor da gastronomia local, a agremiação fez o Anhembi estremecer.

O prefeito de São Luís, João Castelo, acompanhou o desfile, em São Paulo, acompanhado da primeira-dama Gardenia Gonçalves, do secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira, do procurador-geral do Município, Francisco Coelho, e da secretária-adjunta de Segurança Cidadã, Aethemis Cordeiro.

"Toda homenagem é bem-vinda. A escola está de parabéns, porque soube extrair a essência da cidade e colocar na passarela. Em pouco mais de uma hora, mostrou que somos uma capital pronta a receber turistas de todo o mundo", enfatizou, o prefeito João Castelo, que também exaltou e destacou a beleza e a originalidade do Carnaval de São Luís.

"Foi fantástico! Essa é nossa gente, nossa terra sendo mostrada para o Brasil; nossa luta diária e nossas festas. É o Brasil inteiro e mais de 110 países conhecendo São Luís. É uma divulgação singular, não tem preço. Estamos torcendo para que a escola seja campeã neste ano", disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Fotos: LÉA ZACHEU



Escola paulista mostrou na avenida a diversidade cultural de São Luís


A presença feminina foi marcante na passarela do Anhembi

Um pouco de história em 23 alas - Na passarela paulista, no Anhembi, a Tucuruvi contou um pouco da história ludovicense nas 23 alas que percorreram a avenida. Cinco carros alegóricos, com os temas Ritmos e Cultos Africanos, ilustraram lendas, costumes e festas locais. Personalidades como o vocalista Fauzi Beydon, da banda de reggae Tribo de Jah, Sheila Melo, madrinha da escola, entre outros, desfilaram na escola.

A letra, que foi composta por Rodolfo Minueto, Rodrigo Atração, Edson Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sá, Walter Jr e Rodrigo Minueto, tendo como foco a tradição folclórica, mencionando o Carnaval local, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e tudo aquilo que evidenciou a cidade como Capital Brasileira da Cultura 2009.

A escola foi a terceira a desfilar na noite de sexta-feira e resumiu a história e costumes ludovicenses como ritmos e cultos africanos; festa de São João; São Luís, Patrimônio Cultural da Humanidade; Lendas de São Luís do Maranhão e Jamaica Brasileira.

O carnavalesco Wagner dos Santos, maranhense radicado em São Paulo, disse que o samba-enredo é a realização de um sonho. "Há mais de dez anos, tenho essa idéia de homenagear minha cidade. Procuramos mostrar que São Luís é um roteiro turístico em potencial e podemos receber visitantes de todo o Brasil", frisou.

Esta não é a primeira vez que a cidade é tema de samba no eixo Rio-São Paulo. Numa das mais importantes participações, a capital maranhense foi homenageada pela Beija-Flor de Nilópolis, em 2001. O samba colocou no dia-a-dia do maranhense o refrão: "(...) Sou Beija-Flor e o meu tambor tem energia e vibração, vai ressoar em São Luís do Maranhão (...)".