terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Polícia italiana apreende escultura de Cristo com pênis de fora


Polícia italiana apreende escultura de Cristo com pênis de fora


A escultura de madeira tem 50 cm. É de um Cristo crucificado com uma mitra (gorro de papa e bispos) e com o pênis ereto de fora. [foto]

A polícia italiana considerou-a uma “ofensa a uma prática religiosa” e a apreendeu. A escultura do artista italiano Frederico Solmi, 35, estava em uma exposição de Bolonha desde 23 de janeiro.

Muita gente nem notou o Cristo com o pingolim de fora, mas, entre aqueles que acharam que se trata de uma blasfêmia, há quem afirme que foi uma jogada publicitária do artista e dos organizadores da exposição.
Faz sentido.

Para um artista sem talento que queira aparecer na mídia é fácil: basta esculpir ou pintar algo que supostamente ofenda alguma religião. É um truque que os religiosos caem. Se eles ficam quietos, a obra passa despercebida.

Mas não sei se Solmi, com o seu Cristo assanhado, estava aplicando esse truque. É possível que não, porque afinal a sua escultura tem apenas 50 cm. Poderia ser maior...

Os cristãos não deveriam ficar ofendidos.

Pois, queiram eles ou não, Jesus tinha pênis.

Em Nova Iorque, onde mora há dez anos, Solmi disse que quem não desfruta da liberdade cultural dos Estados Unidos tem dificuldade de entender sua obra.

Garantiu que sua obra não é anticatólica nem blasfêmia. Explicou que a escultura é, na verdade, uma homenagem a Cristo e aos artistas (como ele) que tem a coragem de denunciar que se vive em uma sociedade absurda.
Fonte: paulolopesweblog