quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Devotos homenageiam Iemanjá no Rio Vermelho


Devotos homenageiam Iemanjá no Rio Vermelho
02/02/2010 - 16h22m
Ana Virgínia
ana.ribeiro@redebahia.com.br


Presente principal chegou com quase cinco horas de atraso. (Foto: Ana Virgínia)

“Na beira do mar, chamarei Iemanjá.”. Assim como a música da Timbalada, baianos e turistas reverenciaram a rainha das águas salgadas, nesta terça-feira (2). As comemorações tiveram início às 5h, com a alvorada de fogos, mas às 7h45 da manhã, a fila de fiéis e simpatizantes já beirava a curva da praia da Paciência.

Não era só gente de Salvador, não. Visitantes de Feira de Santana, Rio de Janeiro, Paraíba, e até espanhóis foram demonstrar sua devoção na Festa do Rio Vermelho. Elson Carvalho, corretor, participa das homenagens há mais de 25 anos e sempre chega cedo, justamente para evitar o “trânsito” de gente que se forma, a partir das 10h.

Assim como Elson, Nailda Moreira dos Santos, de 30 anos, saiu de Feira de Santana com a família às 4h30 para reverenciar Janaína - um dos outros nomes da homenageada. O pedido maior? “Paz para todos e para a minha família, saúde e muitos anos de vida”, disse.

Presente atrasado - Às 8h era visível a tensão no rosto dos filhos-de-santo e de Mãe Alice, responsável pelo balaio. O presente, que deveria ter chegado às 4h, não estava lá ainda. O motorista, aparentando embriaguez, foi detido pela Polícia Rodoviária Estadual sem os documentos do caminhão que transportava a sereia negra.

Os fiéis Leandro dos Anjos Silva e Eder da Silva, que há 16 anos participam das festas, acusam o novo gestor da colônia de pescadores, Branco, de “desmoralização com Iemanjá”, e já planejam a eleição de um novo representante. Segundo Leandro, essa é a primeira vez que o presente é feito em outro local, em Arembepe, e atrasa. Presente, aliás, patrocinado pelo multiartista Carlinhos Brown, que este ano não fez seu tradicional arrastão da alvorada. Às 8h50, enfim, a sereia negra chegou, sob uma salva de aplausos e muita emoção, principalmente de quem esperavam por ela desde a madrugada.

Na fila, pessoas de bermuda, de camiseta, de calça social, camisa de linho, pois, claro, muitos fazem questão de dar sua passadinha antes de ir para o trabalho. O engenheiro Saulo Feitosa, paraibano residente na capital baiana desde 1999, foi pedir fé, paz e saúde.

Já o casal de cariocas Gabriela Monteiro, de 20 anos, e Thiago Silva, de 21, aproveitaram o Festival de Verão e ficaram para conhecer a festa. “Para mim, estar aqui é um sentimento de alegria, deixar presente para minha mãe, e a energia do lugar, que é tudo de bom”, declara Thiago.

Portadores de necessidades especiais também passaram por lá. Dona Ione Paixão, de 49 anos, há sete anos numa cadeira, frequenta a festa desde pequena. Levou sua prece: “Com muita fé que Iemanjá vai me ajudar. Pedindo com fé, tenho certeza que um dia saio dessa cadeira”. O paratleta Elton Santana, de 26 anos, foi curtir o arrastão do Psirico e pedir axé e energia, já que participará de um campeonato de remo em maio, na Europa, e também do mundial da categoria.

Arrastão do Psirico - O cantor Márcio Victor chegou ao Rio Vermelho por volta das 11h20 e foi logo cercado pelas fãs, que gritavam o nome dele. O artista saudou a homenageada do dia e começou seu tradicional arrastão ao som de Na Beira do Mar, seguido por mais de 50 percussionistas convidados por ele, como a ALAS, de Jair Resende, animando o público debaixo de um sol escaldante.

Jair, aliás, levou o percussionista mais jovem do arrastão, Rian, de 13 anos, que mora no Candeal. Esse foi o seu terceiro ano de arrastão, o que ele considera uma experiência muito divertida e com uma energia muito boa.

A festa de Iemanjá se estende pela tarde e noite, na praia do Rio Vermelho, no lado sagrado. Mas tem ainda o aspecto “profano” das homenagens, que este ano contou com feijoada realizada pela promoter Licia Fabio, no Zank Boutique Hotel, com a presença do Cortejo Afro. Mais perto ainda das oferendas, na Casa de Dinha, Elaine Assis seguindo os passos da mãe, Dinha, ofereceu à Feijoada de Iemanjá 2010.