sexta-feira, 15 de julho de 2011

Federação se manifesta contra caso de abuso sexual



Indiciado que se entitulava Pai de Santo, teria abusado de duas crianças15.07.11MS - Integrantes da Federação dos Cultos Afro Brasileiros e Ameríndios de Mato Grosso do Sul, fizeram no último dia 9 de julho, no centro de Campo Grande, capital do estado, uma manifestação com o objetivo de divulgar a religião. O grupo organizou o ato para esclarecer à população sobre o Candomblé e a Umbanda, religiões recentemente associadas a um homem, que se diz pai de santo e foi indiciado por abuso sexual de duas crianças.

"Ele se entitulou pai de santo, mas não pertence à federação", disse o presidente da associação, Irbs Barbosa dos Santos. Religiosos vestidos a caráter levantaram cartazes, cantaram os hinos do Candomblé e Umbanda e dançaram ao som dos típicos atabaques. Mãe Zilá Dutra (Iyalorixá), diretora do Conselho de Candomblé, explica que a manifestação é em protesto a atitude do suposto pai de santo. “Na nossa religião, essa atitude não é permitida, nós não aceitamos”, diz. Lucas Junot, filho de Mãe Zilá, explica que a manifestação foi feita para defender a imagem da religião “Nós somos um povo de fé, não de crime”.

Irbs dos Santos, diz que adeptos da religião têm receio de sair a caráter nas ruas por medo de sofrer algum tipo de repressão ou agressão. Santos explica que a atitude do suposto pai de santo não faz parte da religião. "Essa atitude não faz parte da nossa religião”, disse.

Fonte: G1