domingo, 3 de julho de 2011

Igreja colocaria fiéis inadimplentes no cadastro do SPC/Serasa.

23/06/2011
tags: dízimos, Igreja Universal
por jornal o expresso
.Esta matéria é do portal G17, especialista em notícias bem humoradas. Pode não ser toda a verdade, mas pode ser realidade num futuro próximo, quem sabe, do jeito que o mundo está enlouquecendo:

A Igreja Universal vai enviar para o SPC/SERASA os fiéis que estão com o pagamento do dízimo em atraso. A medida tomada pelos bispos com o objetivo de reduzir a inadimplência por parte dos fiéis. O departamento de finanças e arrecadação da Igreja, não informou a quantidade de inadimplentes, mas estimasse que os maus pagadores estão causando um prejuízo mensal de quase 1 bilhão de reais.

Quem estiver devendo o dízimo e não quiser ter o nome incluso no SPC ou SERASA, deve entrar em contato com a Universal para renegociar a dívida, podendo parcelar no cartão de crédito o débito, com uma baixa taxa de juros de 72% ao mês.

Além da inclusão dos devedores no SPC e SERASA, a diretoria financeira pretende também cobrar multa, de rescisão de contrato, caso um fiel troque a Universal por outra igreja.

José da Silva Rodrigues Pimenta Pereira, disse que acha justa a medida da Universal, pois vai fazer com que os fieis sejam pontuais com o dinheiro de Deus. “Eu ganho 500 reais, e pago 200 reais pra Universal, nunca atrasei um pagamento, e tem gente que ganha muito mais que eu e atrasa, não acho justo, a Universal tem que tomar uma medida mesmo”, disse José ao repórter de G17.

comentário

Parece absurdo não é ? Mas, se confirmado esse fato, seria justo, pois cada criminoso merece que se lhe seja aplicada a pena correspondente ao crime praticado. Ora! Fazendo uma mera comparação entre essa assertiva e a notícia, cabe ao seguidor da igreja Universal ou de qualquer outra, submeter-se as regras canônicas(se é que podem ser assim chamadas) das mesmas, posto que, ditas igrejas, não impõem a nenhum dos seus seguidores o dever a ferro e a fogo de cumprir com o ato dizimal, que tem caráter voluntário, portanto, em caso de inadimplência, nada mais justo do que o credor buscar meios legais de compelir o devedor a quitar o seu débito, segundo o seu próprio entendimento.Porém, legalmente, face a inexistência de contrato formal que estabeleça a obrigação entre consumidor e fornecedor, o seguidor de tais igrejas tem como negar-se a tal pagamento, e em caso de resistência (negativação no SPC/SERASA), deve procurar a Justiça.
Mas, e o fanático, será que ele vai se recusar a pagar? É aquela velha fórmula: vamos tornar o cético em fanático e dele lhe tiraremos até o último tostão. Então, ao fanático todo castigo é pouco! Dito popular, que é aplicado ao "côrno".

João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá