quinta-feira, 15 de julho de 2010

Em Portugal, homem destrói com escavadeira templo da Iurd




Em Portugal, homem destrói com escavadeira templo da Iurd






Eleutério Cortes (foto), 42, que diz ter sido lesado pela Igreja Universal, invadiu ontem o templo da Iurd em Faro, Portugal, com uma retroescavadeira e destruiu parcialmente a porta do acesso principal, degraus, piso e cadeiras. Ninguém saiu ferido. A polícia estima que os danos sejam de 100 mil euros (R$ 223 mil).

Ele afirmou que pastores da igreja, aproveitando-se de sua fragilidade emocional, convenceram-no em 2004 a vender tudo que tinha e dar o dinheiro à igreja. "Eu vendi meu cavalo, carro, caminhão, ouro", disse. "Só não vendi mais porque a minha mulher não deixou."

Ele falou que foi enganado porque os pastores lhe garantiram que obteria uma recompensa divina. "Mas agora eu estou na miséria. Cortes ajudou a construir o templo, com mão-de-obra e compra de materiais, e não recebeu o dinheiro prometido.

Faro é uma cidade de 59 mil habitantes da antiga província de Algarve a 300 km ao sul de Lisboa. O templo fica no Largo de São Sebastião.

O blog do Edir Macedo publica hoje fotos da invasão e um texto assinado por Jana Gomes com a afirmação de que o homem estava "movido por uma fúria incontrolável". “Rindo muito, ele foi destruindo todas as cadeiras em direção ao altar.” Jana ressalta que o “altar ficou intacto”, mas ela não menciona o motivo de tanta fúria do ex-fiel.

Um porta-voz da Iurd disse que a igreja vai à Justiça para responsabilizar "civil e criminal" o ex-fiel por "vandalismo". Para ele, houve "uma situação de violência gratuita, preconceituosa e fanática".

Com informações do jornal português Público.

'Fiquei na miséria'

comentário do blog:

Estas duas noticias supra, nos levam mais uma vez há várias reflexões, ou seja, este senhor autor dessa agressão, sob o ponto de vista jurídico, está errado, pois cometeu um delito previsto na nossa legilação penal(acreditamos que em Portugal deva ter a mesma capitulação), capitulado como exercíco das próprias razões, por mais forte que fossem as suas razões, decepções e amarguras, ele não poderia ter feito o que fez, destruiu o patrimônio da igreja universal naquela localidade. Outro ponto que merece questionamento, é sobre a imparcialidade da sua participação na tal campanha da caridade que ele disse ter participado, e ainda sobre as doações por ele realizadas à igreja,não teria sido uma troca ? Pois sabemos que com Deus não se faz troca. Se ele esperava o milagre da multiplicação do seu patrimônio com as doações realizadas, e não obteve-o, ele deveria ter feito um "mea culpa", para em primeiro lugar, ver onde ele teria errado ao tentar fazer essa troca. Acreditamos que o caso descamba muito mais para um negócio mal realizado, e que resultou em um prejuízo ao empreendedor, do que um possível caso de estelionato, como quer ele fazer parecer, até por que, se no Brasil não se admite tanta ingenuidade, imagine-se em Portugal, em plena Europa. Ele agora vai responder penal e civilmente pelo seu ato, e em sua defesa terá que comprovar a culpa "latu senso" (total) da igreja, ou seja, se realmente se locupletou da sua possível ignorância religiosa, a ponto de doar tudo o que tinha. Pois caros amigos, somente São Francisco de Assis, se desnudou de todos os seus bens materiais, e adotou a pobresa total em nome da sua nova fé, nos dias atuais é muito difícil encontrar-se pessoas capazes de tanto altruísmo. Mas enfim! Em nome da fé espera-se tudo. Desejamos-lhe sorte senhor Eleutério.