segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ministério Público ajuda modelos negros na Fashion Week


Ministério Público ajuda modelos negros na Fashion Week MP constata número muito reduzido de modelos negros ou indígenas, e adota Termo de Ajuste de Conduta (TAC) A 17ª edição do Fashion Rio apresentou um símbolo do respeito à diversidade brasileira. O estilista Walter Rodrigues causou furor ao utilizar apenas modelos negras em seu desfile. Para fortalecer a conexão Brasil-África, ele chegou a viajar até parte do interior pernambucano, com forte presença da cultura negra, onde está sediado o projeto Pernambuco Com Design, do qual o jornalista faz parte. Apesar de ser espantoso o fato de as passarelas brasileiras não refletirem 50% da população do país, a falta de negros nas semanas de moda, não é uma prerrogativa brasileira.

Em 2008, a agência Reuters, realizou uma matéria sobre a New York Fashion Week, em que constatava que apesar do avanço em relação à presença de modelos negros, em uma das maiores semanas de moda do mundo, a maioria dos desfiles ou não tinha modelos negros ou utilizava apenas dois ou três, cada. Em janeiro daquele mesmo ano, um grupo de modelos negros do Brasil, realizou um protesto durante a abertura da São Paulo Fashion Week, devido à baixa inclusão dos mesmos durante os desfiles. Na ocasião, a mídia revelou que de mais de 300 modelos escolhidos, apenas oito eram negros.

Após ser constatado pelo Ministério Público, que o maior evento de moda no país tinha um número muito reduzido de modelos negros ou indígenas, foi adotado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que determinava que ao menos 10% de modelos negros fizessem parte da próxima edição do evento. Ainda em 2009, diversas personalidades negras se manifestaram contra a ausência de modelos negros na 14ª edição do Fashion Rio. Na ocasião, a presidente do Conselho de Designers de moda da América (Council of Fashion Designers of America), pediu aos estilistas que mostrassem diversidade em seus desfiles. Em janeiro deste ano, a semana de moda de São Paulo, apresentou novamente um baixo índice de modelos negros. O Ministério Público ainda não tinha recebido o relatório que comprovava ou não o cumprimento do acordo.

Fonte: Afrobras
Beleza Negra