sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fifa proíbe manifestações religiosas na Copa do Mundo


Fifa proíbe manifestações religiosas na Copa do Mundo
Kaká vai jogar na Copa da África do Sul com uma chuteira onde se lê em letras pequenas: “Jesus in first place” (Jesus em primeiro lugar). O calçado foi fabricado na Holanda especialmente para ele.

Será o máximo de religiosidade que o Kaká poderá externar em campo, porque a Fifa proibiu qualquer tipo de manifestação de fé, para o desagrado dos jogadores mais religiosos.

A Fifa vetou expressamente o uso de camiseta sob o uniforme com mensagens religiosas, a comemoração de gols com faixas com inscrições do mesmo teor e a participação de pastores e padres em atividades oficiais da Copa do Mundo.

A entidade está preocupada sobretudo com os brasileiros por causa do que houve em julho de 2009 na Copa das Confederações, na África do Sul. Após o jogo final, contra os Estados Unidos, os jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado para agradecer a Deus a conquista do campeonato. A imagem foi transmitida para todo o mundo.

Na época, a Fifa advertiu os responsáveis pela Seleção Brasileira.

Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, confirmou que houve uma determinação da Fifa para que não haja nenhum tipo de manifestação religiosa durante a Copa e garantiu que, na concentração dos jogos preparatórios, os atletas foram discretos.

Mas Paiva admitiu ao jornal O Estado de S.Paulo ser difícil controlar a espontaneidade dos jogadores em um momento de comemoração. "Não falo só do Brasil. É algo delicado também para outras seleções."

A Seleção Brasileira tem jogadores católicos, evangélicos e espíritas. Mas, pelo que se lê na internet, há evangélicos que consideram ser esta seleção mais deles do que dos torcedores que têm outras religiões, porque os “seus” jogadores compõem o núcleo forte do time, tendo à frente o futuro pastor Kaká, da Igreja Renascer.

Cada jogador pode professar (ou não) a fé que desejar, obviamente, mas a religião não deveria contaminar o futebol, entre outras tantas coisas.