segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Capital Brasileira da “Magia Negra”: Codó









-É uma cidade do estado do Maranhão, na região nordeste do Brasil;
-Também conhecida como “Cidade da Magia”, “Terra do Feitiço” ou mesmo “Meca da Macumba”;
-

Foi fundada em 1896;
-Possui área de 4.364,499 Km²;
-Está a 47 metros acima do nível do mar;
-Seu clima é equatorial;
-Está a 115 Km de Teresina, que é a capital do Piauí e a 290 Km de São Luís, que é a capital do estado do Maranhão;
-Nesta cidade existem 250 terreiros destinados a Magia Negra;
-Esta cidade é assim conhecida por reunir vários centros de misticismos que misturam as influências africanas, indígenas e católicas;
-Também conhecida como a Terra das Benzedeiras, dos Pais e Mães de Santo e do sincretismo religioso;
-A Umbanda, o Candomblé e o Tambor-de-Mina estão presentes, assim como também os Centros Espíritas;
-O Terecô, na foto 4, que é um culto afro-brasileiro, também é bastante popular em Codó.

Fontes: viajeaqui.abril.com/national-geographic/ed.124/codo-maranhao-capital-da-magia-sobrenatural-571802.shtml; ig.com.br; ihaa.com.br.

comentário

Como bom maranhense que sou, posso recomendar aos visitantes a esta bela e mágica cdade do interior do Maranhão, que visitem também o distrito de Santo Antonio dos Pretos, onde se localiza um sítio arqueológico dos primeiros habitantes do quilombo ali existente, que eram negros foragidos (ou fugídios, no linguajar local), das fazendas de criação de gado e de algodão. Existindo ainda neste local descendentes dos primeiros habitamtes, e que preservam ainda o chamado espírito de "comunidade de terreiro", tão pouco preservado nos terreiros afro pelo Brasil afora.

Informo ainda que, o "Encantado" "Légua Bugia Buá", segundo a sua história e lenda, teve o seu nascedouro em Códo, eis alguns dados sobre ele:

"Légua Bugia Buá", é um dos "encantados" mais respeitados e cultuados no Tambor de Mina e no Terecô do Maranhão, é um encantado que trasita livremente também no Tambor da Mata, que é o ritual próprio de louvação, evocação e invocação das famílias tidas como da Mata, este "Tambor" tem como patrono o "Vodum Verequete", que abre as portas da Mata para ter inicio o "Tambor".

"Légua Bugia Buá", durante muitas décadas foi visto e até cultuado como Exu no Maranhão, face o culto sincrético do TAMBOR DE MINA E DO TERECÔ, que não admitia o culto aberto a Exu, a exemplo do que ocorria na Umbanda e no Candomblé. Sendo a partir da entrada da Umbanda no Maranhão nos idos de 1950, que foi introuzida pelo falecido Babalawô José Cupertino, que tinha seu terreiro no bairro do João Paulo, e que popularizou este culto no Maranhão e ajudou a singelizar a figura de Exu, e a partir daí, Légua Bugia Buá, foi se despregnando dessa visão, passando a ser visto como o Encantado que sempre foi, mandingueiro, feiticeiro, fanfarrão, gozador e conquistador, são centenas as mulheres por ele esposadas, e outras centenas de afilhados. Feliz o vodunsi, omorixá, médium ou filho de santo que tem a graça de trazer na "crôa" (cabeça) este encantado maravilhoso, ou dele ser afilhado ou esposa
.

João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá do Tambor de Mina