quinta-feira, 18 de agosto de 2011

“Doença misteriosa” atinge crianças em Angola




OMS envia técnicos para investigar.

Sintomas duram poucas horas.

17.08.11


A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou o envio de uma equipe de especialistas para Angola para ajudar as autoridades locais na investigação do surto de uma doença misteriosa, mas aparentemente não fatal, que atinge crianças em idade escolar.

Casos da doença têm sido relatados em estabelecimentos de ensino da capital, Luanda, e em outras províncias do país, indicou a OMS, no último dia 15 de agosto.

Os doentes apresentam sintomas que incluem vômitos, dores de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos, tosse, dificuldades respiratórias e em alguns casos, desmaios. Nenhuma morte foi relatada até o momento, e frequentemente, os sintomas duram poucas horas. Em comunicado, a OMS apontou que “embora a causa dos surtos seja ainda desconhecida, a doença pode estar relacionada à exposição a agentes químicos irritantes.”

Além de ajudar o governo angolano a investigar os surtos, a equipe composta por um epidemiologista, um farmacologista especialista em toxicologia e laboratórios deve sugerir medidas para a prevenção. O comunicado aponta tratar-se de trabalho complexo envolvendo consultas com especialistas e instituições de outros países para explorar ideias sobre linhas de investigação apropriadas.

Fonte: I Saúde. Net



comentário

É a velha grande lendária África,entregue a sua própria sorte, os encantos e magias dos orixás e voduns, são postulados esquecidos,em prol do crescimeto de doutrinas religiosas outras, como por exemplo: o islamismo, o pentecostalismo e o catolicismo. Ficando as religiões animistas restritas a poucas comunidades perdidas no interior da Africa.O que restava do culto animista em África migrou para o Brasil, onde recebeu o seu real valor, não se subjugando a outras religiões.
Infelizmente, estamos dioturnamente assistindo as mazelas pelas quais passam os africanos, e os ólhos do mundo nem sempre se voltam para lá, com exceção do Brasil, um dos poucos países onde muitos africanos buscam refúgio fugindo de guerras civis, ou do desemprego e da fome, e cá chegando,sempre encontram um lenitivo, mas não basta somente isso, ou seja, a solidariedde, é necesário também atitudes, principalmente dos países ricos que podem e devem ajudar aquele continente hoje carente muito mais de comida do que de doutrinas religiosas, que diga-se de passagem, não enchem a barriga de ninguém, principalmente dos nossos irmãos africanos. Quiçá, Deus continue ajudando-os e não nos desamparando.

João Batista de Ayrá/advoagado/jornalista/babalorixá