quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jornalista insulta Religiões Afro



Texto de Márcio A. M. Gualberto

“Amigas e amigos, nossa luta não pára. A jornalista Lucianny Faria, do jornal Folha dos Lagos em sua coluna Zoom, publicada no dia 5 de abril deste ano publicou a seguinte nota: ‘Continuam os despachos pelo bairro Novo Portinho, que vai acabar mudando de nome e virando Novo Despacho. Que horror! Essas pessoas deveriam procurar uma igreja e não deixar de comer para fazer despachos que não é nada de Deus. O negócio anda tão feio que, quem está com pouco dinheiro para aquilo está colocando ovos nos despachos em vez de galinha. Será que esperam nascer um pintinho? Treva...’

Esta péssima jornalista, que não apura sobre o que escreve, não pesquisa e simplesmente expõe suas opiniões recheadas de intolerância religiosa e preconceito de classe, assina uma coluna social neste jornal que circula na cidade de Cabo Frio.
Estou passando o email dela, do diretor executivo do jornal, Moacir Cabral e da Diretora de Jornalista, Roberta Moraes, para que possamos enviar mensagens sugerindo à direção do jornal no mínimo uma retratação ou, até quem sabe, a demissão da dita profissional que, pela qualidade do texto, poderia muito bem tentar outro tipo de profissão mais adequada à sua falta de talento e sensibilidade.

Caso o jornal não tome uma posição, nós entraremos com uma representação judicial contra a publicação por ofensa, danos morais, intolerância religiosa, racismo e preconceito de classe.

Seguem os emails”:
cabralfolhadoslagos@gmail.com
folhadoslagos@ig.com.br
socialfolhadoslagos@ig.com.br
socialfolhadoslagos@gmail.com

Fonte: Diversidade Religiosa



comentário:


Quem procura acha, não é colega ? Se a autora da notíca é realmente jornalista, ela sabe que incidiu em erro gravíssimo, pois o que ela chama de "despacho de macumba", tem a proteção constitucional como um dos elementos votivos ligados a religião afro brasileira, assim como, todos os demais procedimentos religiosos, e suas imagens e fetiches, cânticos, roupas,insignias e demais paramentos.

O não gostar da religião, é um fato, e ao exteriorizar esse desgosto de forma leviana e preconceituosa, ela feriu a lei e, por conseguinte, sujeitar-se-á aos rigores da lei. Logo, logo, cara colega! Estará chegando em Cabo Frio uma comitiva da Comissão Contra a Intolância, que para eles é um prato cheio, isto sem falar de outros orgãos de defesa da religião que poderão inclusive processá-la pelo preconceito religioso, e sem falar ainda que na condição de preposta do jornal, este, poderá ser demandado em danos morais. Situação difícil a sua
.

João Batista de Ayrá/advogado/jornalista/babalorixá