segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA



Comemorações no dia de Zumbi dos Palmares


O Dia Nacional da Consciência Negra, neste sábado, está sendo marcado por vários eventos comemorativos no Rio. Cerca de 100 pessoas foram prestigiar o evento, que começou às 10h, no monumento a Zumbi dos Palmares na Praça XI. Muita dança, música com apresentações do coral Mané Garrincha e das escolas de samba Unidos da Tijuca, VIla Isabel e Vizinha Faladeira, agitaram quem esteve na praça. Embora estivessem previstas as participações de Sergio Cabral e Eduardo Paes no evento, o governador e o prefeito da cidade não compareceram.

A deputada Benedita da Silva foi à festividade. Para ela o Dia da Consciência Negra é muito mais que um simples feriado.

- Não é apenas uma comemoração, mas um resgate histórico, o reconhecimento de um grande herói da pátria brasileira - afirma.

Um show com o grupo Senzala e convidados, entre eles Ito Melodia, dá continuidade aos festejos. E a festa continua na Praça XV com show com Gabriel Moura e Luiz Melodia, às 20h.

O Bloco do Graça sairá do Teatro Sesi na Avenida Graça Aranha, no Centro, para fazer um carnaval fora de época na cidade, tendo como voz principal Neguinho da Beija-Flor.

O Sesc de São Gonçalo e o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro também prepararam uma programação especial. Durante todo o dia, serão realizadas palestras, debates, oficinais e apresentações de dança.
Fonte: Extra On Line