quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Novos Relatos sobre a Tortura na Bahia A Yalorixá Bernadete


Novos Relatos sobre a Tortura na Bahia A Yalorixá Bernadete S. Ferreira fala dos momentos de terror que passou Salvador - Passados 15 dias da tortura à líder religiosa Bernadete Souza Ferreira dos Santos, 42 anos, por policiais militares da PM baiana, que depois de algemá-la, arrastá-la pelos cabelos, a lançaram em um formigueiro, os jornais da Bahia começaram a tratar do caso que está alarmando e provocando a revolta de entidades do movimento negro e comunidades de terreiros.

No último dia 6 de novembro, o Correio da Bahia, um dos jornais mais importantes de Salvador, publicou a manchete “Mãe de Santo acusa policiais militares de tortura em Ilhéus”, com entrevista da Yalorixá em que ela relata os momentos de terror que passou. Bernadete contou que o Assentamento, localizado no distrito de Banco do Pedro, vivia um dia tranqüilo quando, por volta das 14:30hs, ela e o marido, o agricultor e professor de filosofia Moacir Pinho de Jesus, assistiam televisão quando perceberam a presença de oito PMs, que chegaram fortemente armados, com um jovem algemado.

“Eles disseram que estavam numa investigação e que não poderiam dar explicações. A gente colocou para eles que o assentamento estava sob jurisdição do Incra e que, para entrar ali, tinha que ter ordem judicial”, acrescentou. Os policiais continuaram sua incursão, invadiram a sede da Associação de Moradores, vasculhando tudo o que encontravam pela frente. Foi então que a líder religiosa foi mais incisiva. “É melhor vocês se retirarem. Isso aqui é uma área privada, um assentamento. Vocês podem entrar nas casas de quem não conhece as leis. Mas aqui nós não somos abestalhados”,
afirmou.

Foi o bastante para que o PM que comandava a patrulha, identificado como Adjailson, lhe desse voz de prisão por desacato e começasse a sessão de torturas que – após o lançamento no formigueiro – terminou com ela jogada num camburão e depois em uma cela masculina, de onde só saiu horas depois, por intervenção de lideranças do movimento negro. Bernadete, que passou por exame de corpo de delito ainda exibe nas pernas as marcas das formigas. Segundo a SEPPROMI, o governador Jacques Wagner, do PT, ao tomar conhecimento do caso teria ficado "absolutamente indignado".

Fonte: Correio da Bahia
TV Bahia