quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Universitária paulista escreve no Twitter: ‘Mate um nordestino’


Universitária paulista escreve no Twitter: ‘Mate um nordestino’


Por atribuir aos votos do Nordeste a vitória de Dilma Roussef (PT), candidata à Presidência, a estudante paulista Mayara Petruso (foto), revoltada, escreveu no Twitter domingo (31), dia das eleições, que “Nordestino não é gente, faça uma favor a SP, mate um nordestino afogado”.


A reação a Mayara foi imediata na internet, a partir do próprio Twitter, onde o assunto entrou na lista dos mais comentados. No hastag #nodestisto, na grafia com erro cometido pela própria estudante, foram muitos os protestos.

Thiago Balzary, por exemplo, escreveu: ‘Ô minha amiga, assim você ofende nós paulistas com esse seu preconceito, só porque é burguesinha acha que é melhor que eles [nordestinos]?'.

Nos hastags “#orgulhodesernordestino” e “#Petruso” também houve repúdio a Mayara.

Houve quem concordasse com a jovem, como o Dom Ramone, um nickname, que disse gostar dos nordestinos porque, “se alimentá-los e deixar no quintal, cuidam da casa pra você”.

O assunto repercutiu na imprensa baiana. O Correio informou que Mayara é estudante de direito e que sabe, portanto, que cometeu um crime previsto na Constituição cuja pena pode ser até de três anos de prisão.

O jornal também informou que a estudante no Facebook escreveu: “Afunda, Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o pais de quem trabalha para sustentar os vagabundos que fazem filhos para ganhar a bolsa 171”.

“Bolsa” é uma referência ao programa Bolsa Família e “171” é número do artigo penal que tipifica os crimes de estelionatários, dos tramquieiros.

Manifestações preconceituosas de paulistas contra nordestinos, e vice-versa, são comuns em sites como o Orkut. A repercussão, nesse caso, se deveu ao clima tenso dos últimos dias da campanha eleitoral, principalmente na internet, onde partidários de José Serra (PSDB) e de Dilma travaram entre si uma guerra.

Mayara se assustou com o alcance de suas palavras e deletou suas contas nos sites de relacionamento, começando pelo Twitter.

No Orkut, antes de apagar o seu perfil, ela pediu “sinceras desculpas”, porque o seu “foco” seria outro, e não ofender os nordestinos.

“Errar é humano, desculpas mais uma vez.”

OAB REAGE - atualização em 3 de novembro de 2010

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de Pernambuco, vai dar entrada na Justiça de São Paulo a uma representação contra Mayara Petruso e outras pessoas que manifestaram preconceito contra o Nordeste no Twitter. Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, disse que a estudante deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação de prática de crime, cuja pena é de deteção de três a seis meses ou multa).
fonte: paulolopesweblog