segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Meriti vai ganhar museu em homenagem a João Cândido


líder da Revolta da Chibata
Meriti vai ganhar museu em homenagem a João Cândido





O marinheiro João Cândido será homenageado pela cidade onde viveu. Nos 100 anos da Revolta da Chibata, será construído o Museu João Cândido, no bairro de São José, em São João de Meriti. A instituição ficará na Casa do Embaixador, uma construção erguida em 1932. No dia 27, será lançada a pedra fundamental e a construção começará em abril de 2011.

Segundo a superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São João de Meriti, Leila Regina Soares, o museu será um marco:

— São João não tem museu. Um lugar que reúna a história de João Cândido será muito importante. A relação dele com o movimento negro é forte. O movimento aqui da cidade usou a história de João Cândido como hino. Para nós, isso traz o fortalecimento da esfera da igualdade racial.

João Cândido se mudou para São João de Meriti nos anos 30. Morou nos bairros de Vila Rosali e Agostinho Porto e, depois, no Parque Alian, onde morreu, vítima de um câncer.

Ele ficou conhecido porque, até 1910, a Marinha costumava punir os marinheiros com castigos físicos, como chibatadas. O marinheiro Marcelino Rodrigues foi condenado a 250 chibatadas, após ser acusado de ferir um companheiro a bordo do encouraçado Minas Gerais. Os outros marinheiros se revoltaram e iniciaram o que ficaria conhecida como a Revolta da Chibata. João Cândido liderou o movimento e redigiu uma carta na qual os revoltosos exigiam o fim dos maus tratos. Ao término da batalha, ele ficou conhecido como Almirante Negro, mas acabou expulso da Marinha.
fonte: Extra On Line