terça-feira, 16 de novembro de 2010

Umbandistas matam evangélico em briga em morro místico no Sul


terça-feira, 16 de novembro de 2010
Umbandistas matam evangélico em briga em morro místico no Sul

Morro Sapucaia é frequentado por fiéis de várias religiões

Nilton Rodrigues, 34, e João Carlos de Oliveira, 47, da igreja Deus é Amor, caminhavam rumo ao Morro Sapucaia na madrugada do dia 11 (quinta) e encontraram cinco pessoas em um ritual de oferenda umbandista, entre elas duas mulheres.

Os dois teriam repreendido os umbandistas por estarem invocando o Satanás, houve uma briga e um dos seguidores da religião afro teria matado Rodrigues com uma facada no pescoço. Oliveira levou golpe de faca no abdômen, mas conseguiu fugir.

A informação é da polícia de Sapucaia do Sul, cidade gaúcha de 126 mil habitantes a 19 km de Porto Alegre. O Morro Sapucaia, um dos três da cidade, é tido como místico por várias religiões. Ele pertence a uma reserva particular da família de Ana Maria Juliano.

Ana disse que já tinha entrada na Justiça com uma ação civil pública para impedir as manifestações religiosas no morro. “Fiéis [de diferentes religiões] passam fazendo oferendas e gritando no morro em horários inadequados, de madrugada.”

A polícia ainda não identificou nenhum dos supostos umbandistas que estavam ao pé do morro naquela madrugada. O investigador Luiz Carlos Nunes Pereira informou que a faca não estava no local. “Só encontrei uma garrafa de cachaça e uma poça de sangue.”

Pereira acredita que “quem matou não queria matar” e o crime teria sido consequência de uma briga por motivo de intolerância religiosa.

Procurados por jornalistas, líderes da igreja Deus é Amor preferiram não se manifestar.


O presidente da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, Everton Afonsin, lamentou: “Até quando teremos de discutir qual Deus é o mais poderoso? Tirar a vida de uma pessoa em nome de uma religião é coisa de Deus?”.


Com informação do Diário Gaúcho e do clicRBS
weblogpaulolopes