quinta-feira, 5 de abril de 2012

05/04/2012 17h01 -




Aluno gay processa escola nos EUA após ser impedido de usar camiseta



'Jesus não é homofóbico', dizia frase em camiseta de Maverick Couch.

Para diretor, mensagem tem conteúdo 'indecente e inapropriado à escola'.

Do G1, em São Paulo








A camiseta de Maverick com a inscrição: "Jesus

não é homofóbico" (Foto: Reprodução)

Um estudante do ensino médio em Waynesville, no estado norte-americano de Ohio, está processando a escola por discriminação após ter sido ameaçado de suspensão caso usasse uma camiseta com a mensagem “Jesus não é homofóbico”.



De acordo com a WBTV, afiliada da Fox, o estudante Maverick Couch, que é homossexual assumido, está processando a escola e o diretor num tribunal de Ohio.



“A escola deve ser um lugar em que os estudantes se sintam seguros e à vontade, um lugar onde todos os estudantes possam aprender e aceitar uns aos outros. Quando esses direitos são desrespeitados não é certo”, disse Maverick à emissora.



O diretor da escola disse não ter tomado conhecimento ainda que o adolescente e seus advogados tinham levado o caso à justiça e, por isso, se negou a comentar o caso.



O incidente ocorreu em abril. Maverick disse que usou a camiseta com a frase e as cores do arco-íris no Dia Nacional do Silêncio, data em que a comunidade LGBT lembrou as vítimas de perseguição e bullying a homossexuais.



A ação diz que o diretor da escola, Randy Gebhardt, chamou Maverick à diretoria e pediu que tirasse a camiseta sob pena de ser suspenso. O estudante disse, então, ter tentado usar novamente a peça e foi ameaçado novamente com suspensão.



Uma das organizações mais antigas de defesa de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros dos EUA, a Lambda Legal mandou uma carta ao diretor destacando que a lei dava a Maverick o direito de usar a camiseta. Em resposta, o diretor respondeu dizendo que “a mensagem na camiseta do estudante tinha conteúdo sexual, indecente e inapropriado para a escola”.



“Sugerir que [a camiseta] é ofensiva, inapropriada ou sexual é realmente um tipo de humilhação à mensagem que Maverick queria passar no Dia do Silêncio”, argumenta o advogado do adolescente, Christopher Clark.



Na ação movida pela organização junto com o estudante, eles argumentam que a atitude da escola Waynesville viola a primeira emenda constitucional, sobre liberdade de expressão.



“Eu já sofri bullying e xingamentos e queria usar a camiseta para estimular o respeito a todos os estudantes, gays ou heteros”, disse Maverick Couch. “Eu espero que a escola me ajude a criar uma ambiente de aceitação para garotos LGBT, não de punição.”