terça-feira, 3 de abril de 2012


 Professora racista ofendeu mais de 15 alunos

O caso teria ocorrido em escola de Guaramirim (SC)01.04.12

Segundo o aluno, a professora teria o chamado de macaco na frente dos colegas de sala. Outros 15 alunos da escola de Guaramirim, no interior de Santa Catarina, também teriam sido ofendidos pela docente.



A professora temporária de língua portuguesa da Escola de Educação Básica São Pedro, em Santa Catarina, é suspeita de racismo. Segundo o estudante de 14 anos, a docente o teria chamado de "macaco".



- Eu tava virado para trás conversando com o meu colega, quando ela mandou eu me virar para frente me chamou de macaco. Eu saí da sala e não voltei.



O pai do aluno registrou um boletim de ocorrência contra a educadora e um inquérito policial será aberto para investigar o caso. De acordo com o delegado Valter Santim Júnior, se o caso for confirmado, a pena é de até três anos.



- Esse crime tem a pena de um a três anos e multa. Pena máxima fixada então são três anos.



O estudante disse ainda que essa não é a primeira vez que a professora insulta os alunos



- Ela nos chama de pobres, mendigos. Coisas assim, para ofender.



Cerca de 15 alunos teriam presenciado a cena de racismo na sala de aula. O diretor da instituição, Joaquim Aguiar, diz que uma educadora como essas atitudes não pode estar em sala de aula.



- Eu penso como educador, e as atitudes que essa professora tomou durante o período que lecionou na minha escola e tenho certeza que nos outros lugares que passou, comprovam que ela não pode estar em sala de aula, trabalhando com crianças.





A professora pediu exoneração do cargo assim que a direção tomou conhecimento da situação. Agora, o caso também será encaminhado à promotoria pública.



Fonte: R7