quarta-feira, 25 de abril de 2012

DÉCIO SÁ, O CANTO DE UM SABIÁ QUE FOI CALADO.

HOMENAGEM QUE FAZ ESTE BLOG A ESSE COMPANHEIRO BRUTALMENTE ASSASSINADO EM SÃO LUIS.

O grande Poeta Gonçalves Dias, no seu poema "onde canta o sabiá", desfralda todo o encantamento do Maranhão, suas crenças, suas belezas naturais, suas histórias místicas e a sabedoria do seu povo, oriundo da mistura do francês, do português,dos negros do Daomé e dos índios Tupinanbás os donos da terra.


 O Maranhão terra de grandes nomes nas artes, na música, na poesia, entre outras, sempre se destacou através da sua história e dos seus artistas. João do Vale, Alcione, Rita Ribeiro, Ferreira Goulart, Nonato Buzar, José Sarney, e muitos e muitos outros.


E dentre estes, o jornalista Décio Sá, atuante no Jornal o Estado do Maranhão, e blogueiro, sendo um dos mais acessados na internet. Sempre na vanguarda da informação, chegando junto com o fato, mostrando, denunciando, pedindo providências a justiça, criticando, mais elogiando também, quando havia merecimento.


Quantos interesses são ofendidos ao longo da vida de um jornalitsa, principalmente nos moldes do atuar do Décio, e por conta desse atuar dinâmico e maravilhoso, teve a sua vida ceifada, de forma cruel e brutal por um assassino pago, com certeza por um daqueles que foram objeto de alguma denúncia do jornalista. O Maranhão é assim, e não seria diferente do resto do nordeste, onde ainda nos dias de hoje as pendengas ainda são resolvidas na base da pistolagem, porém, o mandante ou mandantes, se pensam que com a morte desse herói da notícia, a voz da denúncia do jornalismo investigativo vai se calar, se enganaram redondamente, mais do que nunca, a classe jornalistica estará unida e fortalecida para coibir a sua maneira esse tipo de crime cometido contra a voz do povo, que é a imprensa.


Qem não se lembra, do jornalista Othelino Nova Alves, que em plena Praça João Lisboa em frente a um Hotel no centro de São Luis,na década de 60, teve a sua vida ceifada, também por um político alvo de denúncias no jornal para o qual Othelino trabalhava, o Jornal Pequeno, ficando Othelino como um pararadigma da luta da imprensa contra os desmandos dos poderosos.


SE FOI O DÉCIO (ou melhor, foi levado), COM A SUA SABEDORIA, INTELIGÊNCIA E PERSPICÁCIA, MAS FICAMOS NÓS, PROFISSIONAIS DE IMPRENSA, COM O SEU LEGADO DE LUTA E DE CORAGEM, NA CONTINUIDADE DESSA BATALHA SEM FIM DE INFORMAR AO POVO, OS MANDOS E DESMANDOS DOS PODEROSOS QUE LUTAM PARA PERMANECEREM INCÓGNITOS NOS SEUS CRIMES.


ADEUS COMPANHEIRO. QUE JESUS, BUDA, OXALÁ, MAOMÉ, NÃO IMPORTA O NOME QUE O HOMEM LÁ EM RIBA, TENHA. TE RECEBA EM SEUS BRAÇOS E, QUIÇÁ, DAR-TE-Á  A LUZ QUE PORVENTURA NÃO TENHAS ALCANÇADO AQUI NA TERRA.


HOMENAGEM QUE FAÇO ATRAVÉS DESSE HUMILDE BLOG BRASIL CANDOMBLÉ VERDADE.
DO JORNALISTA/ADVOGADO/BABALORIXÁ: JOÃO BATISTA DE AYRÁ.