segunda-feira, 23 de abril de 2012


Brasil teve 27 crimes contra a imprensa, diz relatório



Diminuir corpo de texto
23 de abril de 2012  
LUCIANA NUNES LEAL - Agência Estado
Dos cinco assassinatos de jornalistas ocorridos nos últimos seis meses, três estão relacionados ao exercício profissional, informa o relatório do Brasil aprovado nesta segunda-feira pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em sua Reunião de Meio de Ano, realizada em Cádiz, na Espanha.
Segundo o documento, este dado "não corrobora" a informação do Itamaraty de que a grande maioria dos casos de homicídios de jornalistas não tem ligação com a atividade. A afirmação do Ministério das Relações Exteriores foi feita em resposta a uma consulta da Associação Nacional de Jornais (ANJ) sobre as razões que levaram o Brasil a votar contra a aprovação imediata da resolução da Unesco que garante mais segurança a profissionais de imprensa do mundo todo. O documento final da reunião da SIP faz menção à preocupação com a decisão do governo brasileiro.
O Itamaraty informou à ANJ que não é contra o plano, mas se opôs à aprovação do texto sem que houvesse contribuições dos países. Cuba, Venezuela, Índia e Paquistão também não assinaram a resolução. O informe brasileiro citou ainda 27 casos de crimes contra a imprensa, como agressões, ameaças e vandalismo.
As reiteradas censuras judiciais foram outro ponto de destaque do relatório apresentado pelo representante do Brasil no encontro de Cádiz, Paulo de Tarso Nogueira, consultor do jornal O Estado de S.Paulo. "É crescente a ampliação do poder discricionário dos magistrados, especialmente os de primeiro grau, no julgamento de ações de antecipação de tutela, reparação de dano moral e do exercício do direito de resposta", afirmou Nogueira, integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP. Ele destacou que a morosidade da Justiça não apenas contribui para a impunidade nos casos de ataques à imprensa como prolonga a censura, por causa da demora no julgamento dos recursos.
Em relação ao Judiciário, o relatório brasileiro citou a reação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, à série de reportagens sobre os altos salários de magistrados. Sartori ameaçou jornalistas de processo. Outro fato destacado foi a declaração do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região em favor do "habeas midia", a fim de "impor limites ao poder de uma certa imprensa".
O informe apontou como ponto positivo a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei de acesso a informações públicas, que começa a vigorar em maio. Entre os negativos, citou a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado da regulamentação do direito de resposta, que abre a possibilidade de ser concedido liminarmente em decisão de primeira instância.
Vinte e cinco países apresentaram informes à SIP na Reunião de Meio de Ano de Cádiz
.
comentário

Parecem poucos os casos de crimes perpetrados contra a imprensa, que pressupõe ser livre e independente por conta de um princípio constitucional, porém, na prática, a coisa é bem diferente, todo aquele jornalista que na busca da verdade,que é a sua função, para poder informar a sociedade, muitas das vezes termina por prejudicar interesses escusos de pessoas que sob o manto de uma falsa aparência, cometem os piores crimes contra a sociedade, e um jornalista diante de fatos dessa natureza, não poderá calar-se nunca jamais.Inobstante o risco que corre, muitas das vezes a sua integridade física. Mas haveremos de continuar na luta de buscar os fatos,  doa a quem doer, e mostrá-los a sociedade, obedecendo como sempre, o princípio do contraditório, ouvindo sempre as partes envolvidas, e deixando de emitir opinião pessoal. Salve a imprensa e seus profissionais!
João batista de Ayrá/Jornalista/advogado/babalorixá