terça-feira, 3 de abril de 2012

Meninos mortos em Maceió pedem socorro

”Por Arisia Barros01.04.12 

"Excelência, a infância, como símbolo de descobertas e liberdade, dos jovens e meninos da capital de Alagoas está sendo, cotidianamente, forçada ao exílio da cidadania. A morte em série de meninos e jovens é como um câncer aberto em progressiva metástase, abraçando mais e mais meninos pretos/pardos, pobres e moradores das periferias. Os famosos PPP.




É a afirmação cada vez mais abissal que a capital das escadarias intermináveis como rota das grotas esquecidas e das mansões estonteantes faz o exercício do apartheid, a seleção desumanizadora de quem pode e deve ter direito a vida. Estamos reféns em nossa própria pátria, Excelência.



O genocídio de meninos e jovens pretos em Alagoas, sobretudo na grande Maceió está envolvido num silêncio cúmplice, como leituras públicas de concessão estatal para que a limpeza étnica se faça.



É preciso interpretar a ambigüidade dessa capital que comporta tantos veículos importados nas ruas e contraditoriamente servem de abrigo para meninos que têm "a cabeça feridenta e a alma que sangra trancafiada no abandono social". Meninos mal despertos da infância que cheiram, fumam e se auto-mutilam a céu aberto, sob a indiferença do mundo todo.



É preciso começar, urgente, a produzir soluções políticas para os meninos e jovens pretos, pobres e periféricos para que não estejam tão ,freqüentemente, presentes, como números estatísticos, nos obituários do Instituto Médico Legal. E soluções políticas vão mais além do que polícia, cassete e viaturas. Soluções políticas exigem, uma amadurecida, interlocução entre as três esferas do poder: mais saúde, mais educação, mais direitos humanos.



Pensar o povo além das eleições.



Em Maceió uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos ,com estrutura, profissionais habilitados para tal e orçamento já seria um bom começo para o diálogo. A miséria, Excelência expulsa meninos e meninas de suas casas e as põem no olho do furacão: drogas, sexos e rock rol.



O crack tão propalado em programas governamentais é a mistura explosiva da ostensiva ausência de políticas públicas que garantam o bem estar da população tutelada. Nas ruas expostos aos excrementos humanos a pureza da infância implode tornando crescente a população vitimizada pela geografia das múltiplas violências.



A bala "perdida" do racismo alagoano, que encontra eco no silêncio institucional da grande Maceió, é certeira, Excelência. É preciso acordar para a realidade mortal que extermina, literalmente, a infância dos meninos que, ainda, dormem nas ruas, grotas, becos e vielas, em sacos de cimento.



As famílias do muitos, vários e tantos meninos e jovens pardos/pretos/pobres e periféricos da grande e rica Maceió querem uma paz que não faça trilha no cemitério. Os meninos mortos em Maceió e embalados em papel de jornal pedem socorro.

Socorra-os, Excelência!"



Fonte: Raízes da África