segunda-feira, 16 de abril de 2012



Ter, 24 de Janeiro de 2012

Violência contra Terreiros de Candomblé é tema de pesquisa

  • ordep-serra
Dr. em antropologia, Ordep Serra
A constatação de que terreiros de candomblé em Salvador tem sido alvo de ataques violentos levou o pesquisador em Antropologia pela Universidade de São Paulo, o professor Ordep José Trindade Serra, a pesquisar quais são os motivos e quem são os autores destas agressões que tem até demolido terreiros.
Desenvolvida há cerca de um ano, com título de "A violência contra os terreiros de candomblé", a pesquisa investiga a associação de fanáticos neopentecostais e de traficantes de drogas que motivados principalmente pela intolerância religiosa têm cometido ataques contra terreiros.
Segundo o pesquisador, no ano passado, um terreiro foi demolido por narcotraficantes, em Fazenda Coutos III. Neste bairro, por conta da violência, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que pretende instalar uma Base Comunitária de Segurança até o início de janeiro de 2012. "Tem tido muitos episódios de violência, desde expulsão e demolições até pequenas agressões", destaca o antropólogo. Casos como a da demolição do terreiro e a comparação com a realidade em outros estados despertaram o interesse do pesquisador.
"Cito apenas alguns casos. Aqui, a violência tem crescido muito e está repetindo o que aconteceu no Rio de Janeiro. Lá, ficou comprovada a associação entre fanáticos e traficantes nos ataques", compara Serra.
Ogã do terreiro Casa Branca do Engenho Velho de Brotas, Serra acrescenta que a intolerância religiosa é um problema social. "Sou cidadão da Bahia. Não gosto de violência e intolerância religiosa, que é um problema, uma barbárie", explica.
A pesquisa está prevista para ser finalizada em março de 2012, quando será feito um relatório. "Ainda não tenho dados para afirmar, mas sabemos que as agressões existem", pontua.
Com currículo extenso, Serra acumula experiências. Graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Antropologia Social também pela UNB e Doutor em Antropologia pela USP, Serra é também Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia e membro da Associação Brasileira de Antropologia, da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, além de escritor premiado três vezes em concursos nacionais de literatura, com obras de ficção (conto, novela).