segunda-feira, 9 de abril de 2012



Por que Oxalá usa Ekodidé?“O único detalhe não branco que o Orixá carrega

”06.04.12
O que explica o motivo pelo qual o Ekodidé, apesar de vermelho, é o único detalhe não – branco utilizado por Oxalá, é o mito em que o Orixá havia escolhido uma senhora chamada Omón Osún, para cuidar de sua roupa.
No dia da festa de Oxalufan, haviam roubado sua coroa para prejudicar Omón Osún que era muito invejada. Mas a coroa foi encontrada por ela. Já na festa, no momento em que Oxalufan precisou colocar sua coroa, Omón Osún tentou se levantar e não conseguiu. Haviam passado uma resina em seu assento. Ela fez muita força e se levantou. Devido a grande dor que sentiu olhou para cadeira e viu que estava toda suja de sangue. Alucinada e sabendo que Oxalufan não podia ter algo vermelho perto dele, saiu correndo. Foi advertida por todos os Orixás com exceção de Oxun, que a recebeu e usando de sua magia, fez com que o sangue que saía de Omón Osún se transformasse em Ekodidés (penas vermelhas) até sarar a ferida e ofereceu uma festa em seu palácio.
Oxalufan descobriu o que fizeram, foi até Oxun e ela lhe entregou Omón Osún dizendo: “aqui esta a vossa zeladora, sã e salva de todo mal que desejaram para ela.” Oxalufan agradecendo a Oxun disse: “Em agradecimento a tudo o que fizeste de bom para Omón Osún, eu prometo que de hoje em diante, nunca hei de me separar desta pena vermelha, o único sinal que não é branco que carregarei sobre meu corpo.”

O mito original pode ser verificado a partir da obra “Por que Oxalá usa Ekodidé” de Deoscóredes M. dos Santos (Didi)

A Gaxéta