sexta-feira, 13 de abril de 2012



A má-fama da sexta-feira 13 

Jornal do BrasilReinaldo Paes Barreto 
A "sexta-feira" em geral é um dia de bom astral: supõe uma noite mais solta e, sobretudo, é a véspera do sábado: sem coleira e sem patrão! Nos EUA, por exemplo, é quase uma data nacional. Tem até sigja: TGTF (thank Good today is friday).
Já a Sexta-feira 13, de qualquer mês, é considerada uma data de má sorte por várias razões. Na numerologia, por exemplo, o número 12 é considerado completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco... enquanto o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, uma transgressão a essa plenitude. 
Mas essa superstição pode ter tido origem, também, porque no dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, torturados e, mais tarde, TODOS foram executados por heresia.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, tragicamente: Jesus crucificado (numa sexta-feira) e Judas se suicidou.  

A data e suas lendas
A data e suas lendas

Curiosidades: 
1) Se você tem medo desta data, prepare-se. Nos próximos 13 anos teremos 31 (13 às avessas) sextas-feiras 13. 
2) O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia,  que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13). 
3) Nos Estados Unidos, muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. 
Já na França, quando existem 13 pessoas à uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional. 
4) Segundo matéria da revista National Geographic de 2011, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, por conta das pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data. 
5) No Tarot , a carta 13 tem a figura de um esqueleto armado de enorme foice, simbolizando a morte. 
6) Na Inglaterra (ah!, os ingleses), os marinheiros eram particularmente supersticiosos e se recusavam a embarcar nas sextas-feiras. Corre uma história que no século 18, a Marinha Britânica construiu um navio chamado H.M.S. Friday (sexta-feira em inglês), com a intenção de superar a superstição. O alto comando selecionou a tripulação em uma sexta-feira, lançou o navio em uma sexta-feira e até escolheu um comandante chamado James Friday. E assim, em uma manhã de sexta-feira, o navio partiu em sua primeira viagem --- e desapareceu para sempre. 
Mas tem mais:
a) no mundo
-Início da Primeira Guerra Mundial.
-Destruição de Hiroshima por uma bomba atômica, na segunda.
-Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, em consequência dos escândalos de Watergate. 
b) no Brasil) 
-Suicídio do Getúlio
-Renúncia do Jânio
-Morte do Juscelino
Bom, mas ... e como "dar a volta por cima" de uma sexta-feira?  
* Procure partilhar as suas coisas íntimas com quem realmente valha a pena. Afaste-se de pessoas negativas. 
* Atraia a energia positiva usando roupas positivas, impregnadas de boas recordações, por exemplo. Entre numa igreja vazia e faça uma oração/reflexão. Ligue para um amigo/a. Cumprimente um desconhecido, a esmo. Desafaça um mal entendido. Produza algo, nem que seja um verso numa folha de papel.
E, por outro lado, dê para alguém roupas, sapatos, objetos, sem uso há muito tempo.
* Lembre-se de que estes recados servem para todos os dias de sua vida e não apenas para a sexta-feira, 13.
Olhe sempre a vida pelo melhor ângulo.
Jornal do BrasilReinaldo Paes Barret
o